logo

 

Enquete

Gás de Folhelho

Vamos ter uma revolução do gás de folhelho no Brasil?

» Go to poll »
1 Votes left

jVS by www.joomess.de.

Mídias Sociais

FacebookTwitterLinkedin

Geofisiqueiros - o nosso site

Apresentação

Esta é uma área independente do Portal Geofísica Brasil, que presta serviços a toda a comunidade de geofisiqueiros espalhada pelo país (e a alguns que estão fora também).

O objetivo é ser um ponto de referência dos geofisiqueiros para as empresas contratadoras.

Precisa contratar um geofisiqueiro? Nosso portal tem a informação de quem está disponível no momento.

Caso surjam oportunidades de trabalho será muito mais fácil e rápido para as empresas encontrar o profissional adequado para preencher cada vaga.

Mas para que você seja localizado e convidado para trabalhar é preciso preencher primeiro o Cadastro dos Geofisiqueiros.  Veja aqui.

 

Dicas, informações e notícias

Além de oportunidades de emprego, não faltarão também dicas de segurança, meio ambiente e saúde no trabalho, informações sobre cursos de aperfeiçoamento, notícias sobre empresas, projetos, contratos, equipamentos, técnicas e outras novidades no mercado da geofisica terrestre.

Veja nossa Carta de Intenções.

Para participar, preencha o Cadastro dos Geofisiqueiros com seus dados pessoais e profissionais.

 

 

Fórum de Relacionamentos

Você sabe do Fulano? Por onde ele anda? Em nosso Fórum de Relacionamentos você pode deixar recados, avisos e fazer perguntas sobre alguém que tenha perdido o contato.  Além do aspecto profissional, o nosso portal também visa restabelecer antigos relacionamentos entre colegas que estão fora da profissão ou afastados do nosso convivio.

 

 

Rádio Peão

Na Rádio Peão você fica sabendo os detalhes vindo diretamente dos bastidores das equipes sísmicas. Visite as nossas páginas e deixe sua contribuação para a nossa comunidade, postando dicas, informações, notícias, oportunidades, etc

 

 

Galeria de Fotos

Contribua com a nossa Galeria de Fotos. Envie fotos novas ou antigas, mas não deixe de informar o local e a data  e data onde foram tiradas, mostrando operações, paisagens, equipamentos, colegas, etc. (Fotos de pessoas e logotipos de empresas terão que ser aprovadas pelo gestor do portal).

A Galeria de fotos será dividida em álbuns, como por exemplo:

  • Paisagens
  • Operações
  • Equipamentos
  • Cidades

Velhos Programas

Uma área do nosso portal será dedicada à reconstrução da História dos Geofisiqueiros no Brasil. Vamos tentar reconstituir os velhos programas. Você se lembra por onde andou? Ajude-nos a completar as informações sobre as equipes e suas trajetórias até hoje.

Serão bem vindos dados como: nome da equipe, empresa responsável, empresa contratante, ano de inicio e fim das operações, nome do chefe da equipe, nome do assistente, cidades por onde passou, etc.

 

 

Dicionário de Geofisiquês

Como toda atividade profissional, os geofisiqueiros também empregam um jargão específico, isto é, aqueles termos que falmos mas só nós entendemos. Veja os exemplos e mande sua contribuição para o Dicionário de Geofisiquês.

  • Dormir na Folha: Passar a noite na Selva, geralmente em cima de alguma árvore
  • Pano:  Tirar uma soneca
  • Mucuta: Mala ou trouxa onde o peão carrega seus pertences
  • Gata: Empresa de contratação de mão de obra
  • Gato: Pessoa através do qual os peões são contratados
  • Bomba: explosivo sismográfico

Geofisiqueiros históricos

Grandes geofisiqueiros, personagens de histórias reais dentro da Geofísica no Brasil, cada um na sua área, merecem a  homenagem do Nosso Portal. Empresas que foram pioneiras e ajudaram a desbravar o interior brasileiro. Mande a sua sugestão, justifique o motivo da homenagem que nós publicamos. Veja alguns exemplos.

Bakar – Diretor de geofisica da Petrobras durante muitos anos. Foi chefe de muitas gerações de geofísicos
Dr. Ragosino – Enfermeiro no amazonas, curava tudo e fazia pequenas cirurgias. Era uma grande preocupação para os chefes de equipe
Rosenberg – Comandou as operações de geofisica da CGG no Brasil por mais de 15 anos
Ademir -  Chefe de equipe e o maior bigode da Geofisica
Araújo – O Observador mais antigo do Brasil
Carlos Walter – ex diretor da Petrobras, o grande responsável pelo emprego da geofisica no brasil
ITEPE – uma das primeiras empresas de geofisica no Brasil, nasceu da fusão da .....
Evereste – A primeira Equipe sismica nacional, trabalho nos anos xxxx em Sergipe....

Zé Piquete - um dos primeiros capatazes de picada da Geofisica no Brasil, agora com 65 anos, e ainda em atividade. Ele mora em São Mateus, ES.

 

 

Causos

Geofisiqueiros são ótimos contadores de causos. Não vamos deixar que as melhores histórias, verdadeiras ou não, sobre os geofísiqueiros caiam no esquecimento. Você pode nos enviar a sua história, citando o local e a equipe, contando episódios interessantes, muitas vezes engraçados e instrutivos, que você tenha presenciado ou ouvido falar por terceiros.

Histórias que fizeram parte de uma época, que registram a atuação de gerações passadas de geofisiqueiros, que valem à pena relembrar e anotar. Vejam alguns exemplos de temas:

  • Quem é que sabe como as fitas da 205 se perderam no Rio Amazonas?
  • E aquela festa no Brega, onde um geofisiqueiro tirou a mulher do prefeito pra dançar, pensando que fosse da casa?
  • Uma equipe inteira foi expulsa de Humberto de Campos, no Maranhão. Quem se lembra?
  • Quem é que já deixou explosivo no campo?  Quantas caixas?
  • Alguem tem alguma história da Massangana, no Maranhão?
  • Quem contratava as lavadeiras da 205?
  • E aquela festa com Nelson Gonçalves em Inhambupe, no interior da Bahia? Que briga feia, hein?

Independência

Este é um portal independente, sem compromisso com as empresas contratadoras, mantido e organizado por colegas da área de geofisica e que conta com a colaboração e o apoio técnico do Portal GEOFÍSICA BRASIL para a sua manutenção.

 

SEJAM BEM VINDOS


Últimas notícias

As mais lidas