logo

 

Enquete

Gás de Folhelho

Vamos ter uma revolução do gás de folhelho no Brasil?

» Go to poll »
1 Votes left

jVS by www.joomess.de.


É preciso tirar a Petrobrás do palanque

A marca dos 500 mil b/d do petróleo do pré-sal já poderia ter sido alcançada e até mesmo superada caso se tivesse dado continuidade aos leilões de áreas exploratórias, escreve Adriano Pires, diretor do CBIE, em artigo no Estado de S. Paulo. (Petrobras esclarece no final)

Leia mais...

Mitos sobre a privatização em que você provavelmente acredita

O Brasil tem as maiores jazidas de nióbio do planeta, incríveis 98% das reservas do mundo. Esse metal valiosíssimo, sem o qual a indústria aeroespacial jamais existiria, tem, porém, seu preço ditado pelos ingleses e é contrabandeado massivamente para fora do país.

Leia mais...

As incertezas do gás de xisto

A Faep entende que é necessário, sim, um amplo debate com especialistas em prospecção geológica e ambiental, sem radicalismo, para esclarecer tecnicamente os prós e contras da exploração do gás de xisto.

Leia mais...

Por um plano plurianual de licitação de petróleo e gás

É coisa consagrada que o setor de petróleo exige desenvolvimento contínuo e sustentado, que só se alcança pela influência branda mas eficaz da previsibilidade. Artigo de Marcos Cintra, no Valor Econômico.

Leia mais...

Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca

A terra pertence ao futuro, que o clima prove isso! Mensagem de Irina Bokova, diretora-geral da UNESCO, por ocasião do Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca, 17 de junho de 2014

Leia mais...

Avaliação da 12ª Rodada de Licitações da ANP

O desinteresse das companhias já era esperado, pela fraca demanda verificada na qualificação prévia requerida pelo Edital e à proximidade com a licitação anterior. Há inúmeras razões para isso. (Artigo de Wagner Freire)

Leia mais...

O mercado do ouro: do caos aos fractais

Provavelmente, gerentes e geólogos de exploração, além de tantos outros profissionais ligados à prospecção de ouro devem estar agora à beira do colapso... (Artigo do geólogo de exploração Rodrigo Salles)

Leia mais...

'Business developers' em alta no Brasil

Cresce a demanda do mercado de Óleo e Gás brasileiro para os gerentes de desenvolvimento de negócios. Artigo de Alexandre Nascimento (Recruitment Team Leader da consultoria Aldelia Internacional)

Leia mais...

Euforia, desânimo e esperança em solo potiguar

No final dos anos 1960 já estava provado que existia petróleo no oeste potiguar e na região costeira norte do Estado. Entretanto havia um problema: a produtividade dos poços era pequena, o que indicava perspectivas antieconômicas. (Artigo de Tomislav R. Femenick para a Tribuna do Norte)

Leia mais...

Uma história do petróleo potiguar

 

O exercício da memória me leva ao tempo em que eu morava em Mossoró e era correspondente dos jornais.... (Artigo de Tomislav R. Femenick especial para a Tribuna do Norte.)

Leia mais...

Por um meio ambiente inteiro

A geodiversidade como novo caminho para uma Educação Ambiental completa. (Artigo de Marcos Antonio Leite do Nascimento, para a Revista Geografia, por ocasião do Dia da Terra.)

Leia mais...

Flexibilização do monopólio do Urânio

Como detentor da sétima maior reserva de urânio do mundo, o Brasil não explora este potencial, enquanto países como Canadá, Austrália, Nigéria, Cazaquistão, Rússia e Namíbia respondem por 85% da produção global.

Leia mais...

Água em estado crítico

 Há grande diferença entre a situação hídrica de paulistas e fluminenses: São Paulo dispõe de alternativas, e o Rio de Janeiro só tem o Paraíba do Sul. Artigo de Marilene Ramos publicado em O Globo.

Leia mais...

Tempo bom

 Não podemos mais dizer que não sabíamos que combustíveis fósseis e desflorestamento reforçam a ocorrência de eventos climáticos extremos. Artigo de Paulo Nobre e Marcelo Seluchi publicado na Folha de São Paulo.

Leia mais...

Petrobrás, go away!

O mês de março, em São Sebastião (SP), ficará marcado como o mês em que o prefeito declarou que seria um favor à cidade se a Petrobrás fosse embora. A ira do prefeito se deve ao fato da cidade não estar recebendo royalties, 

Leia mais...

A nova face do mercado para as junior companies

O geólogo e advogado Luís Azevedo esteve no PDAC, um dos principais eventos mundiais que reúne investidores e prospectores, e comprovou que os financiadores de projetos de pesquisa e mineração estão muito mais exigentes e querem resultados.

Leia mais...

A educação ou a Petrobrás?

Artigo de Antônio Cabrera publicado no Estado de S.Paulo. "Se a Petrobrás é eficiente, ela não precisa ser estatal. Se não é eficiente, ela não merece ser estatal."

Leia mais...

A gigante extenuada

É como se a Petrobras fosse uma superatleta tendo que enfrentar várias maratonas, mas obrigada a correr com uma mochila carregada de pedras às costas. (Artigo de Jorge M. T. Camargo, em O Globo de 08/02/2014)

Leia mais...

Alguma coisa está fora da ordem

O aquecimento global representa enorme desafio para a humanidade. (Artigo de Gervásio Paulus)

Leia mais...

O ranking das universidades

Editorial do Estadão sobre o levantamento da Times Higher Education

Leia mais...

O estupro da terra

Correu o mundo a famosa foto da água saindo da torneira e pegando fogo. O fato ocorreu na pequena cidade de Dimock, na Pensilvânia, nos EUA. O fogo se deve à presença de metano, liberado pela exploração de gás de xisto nas redondezas.

Leia mais...

É tempo de religar os motores da mineração

O substitutivo apresentado pelo relator da comissão especial do Congresso encarregada de analisar o projeto de lei (PL) do novo marco regulatório da mineração é, sem dúvida, um grande alento para o setor.

Leia mais...

Após o "shale"

Há uma certa euforia sobre a produção de hidrocarbonetos nos EUA, a partir do chamado "shale" (gás de xisto, gás natural que pode ser encontrado preso dentro de formações de xisto argiloso.

Leia mais...

O desafio do petróleo

O Brasil deve se tornar o 6.º maior produtor mundial de petróleo até 2035, aponta projeção da Agência Internacional de Energia (AIE) divulgada na terça-feira (12).

Leia mais...

Pelotas: província de hidrocarbonetos intocada

Potencial para grandes plays de óleo está direcionando a atenção das companhias de E&P para a Bacia de Pelotas, afirmam executivos da Spectrum ASA.

Leia mais...


Últimas notícias

As mais lidas