Como escrever um ótimo resumo para o congresso [Dicas]

Estamos na reta final do prazo para submeter o resumo para o Congresso Brasileiro de Geologia. E, pensando nisso, separei algumas dicas para facilitar a sua escrita.

Delação mostra ex-ministro como captador de propina do PMDB

Já não é de hoje que o nome de Edison Lobão (PMDB/MA) vem sendo citado em várias delações premiadas e escândalos policiais.

Possíveis fontes de contaminação do Aquífero Parecis

'Superfície potenciométrica e possíveis fontes de contaminação do Aquífero Parecis, no município de Vilhena (RO)' é o título da monografia publicada pela Revista Monografias Ambientais - REMOA, do Centro de Ciências Naturais e Exatas - UFSM, Santa Maria.

A montanha russa do preço do petróleo

A liberação da Petrobras de ser a operadora e de participar com 30% do capital não é suficiente. Precisamos de licitações no Polígono do Pré-Sal. (Artigo de Hernani Chaves e Cleveland Jones).

É ouro ou não é?

Nunca acreditei que o material mostrado na foto e vendido como ouro, nessas garrafinhas com um líquido incolor, fosse mesmo ouro. Este metal tem uma densidade enorme e não flutuaria como se vê, no líquido do vidrinho. (Por Percio M. Branco, Geólogo)

Coragem para evitar o fim

Petrobras está umbilicalmente ligada ao risco soberano do país em consequência da função que desempenha na economia do Brasil

O desafio da CBPM é revelar as reservas minerais da Bahia

O ano de 2015 foi desafiador para mineração, tanto no Brasil, como nos países produtores e exportadores das commodities metálicas, basicamente pela redução da importação dos países dependentes, mormente a China, o que aviltou os preços no mercado internacional. (Por Hari Alexandre Brust)

Luxemburgo entra na “corrida do ouro” espacial

Em 3 de fevereiro, o governo luxemburguês anunciou: o país assume posição pioneira (na Europa) “no negócio potencialmente lucrativo” de extrair em corpos celestes metais preciosos – como ouro, platina e tungstênio – e trazê-los para vender aqui no mercado terrestre.

Efeitos perversos da mineração

A economia das regiões mineradoras no Brasil nunca se diversificou substancialmente para além da atividade extrativa.  Minas Gerais, Goiás, Maranhão e Pará têm em comum a herança de velhos problemas causados por mineradoras de grande porte.

Desastres naturais: É possível prevenir?

Na última semana, vários municípios da região oeste do Estado de Mato Grosso têm aparecido nos noticiário devido à situação de emergência. A região vem sofrendo com enchentes e a ainda há relatos de moradores sobre blocos de rochas que teriam rolado montanha a baixo.

Exploração mineral: um país sem memória

Você sabe onde está guardado o gigantesco acervo coletado pelas centenas de empresas de mineração, que investiram bilhões ao longo de décadas em pesquisa mineral no Brasil?

Revisita aos preços atuais do petróleo

Estamos no início de ano – o que nada significa em termos econômicos – e ainda há muita especulação sobre os futuros preços do petróleo. Não iremos fazer ou comentar sobre previsões e estimativas futuras. Nem fazer correlações espúrias, a mania de relacionar tudo com tudo.

O pré-sal pode ser patrimônio inútil

Delírio estatista do PT atrasa exploração das reservas, corrupção desestabiliza Petrobras e queda do preço do petróleo deve inviabilizar a produção em algumas áreas.

Metrô de SP: Como tudo começou na visão de um geólogo

“Em 1967: como único geólogo entre as equipes multidisciplinares formadas para os estudos iniciais, sentia-me como um caminhante num deserto sem fim. Por onde começar?” (Artigo de Nivaldo Chiossi)

O fim da mineração?

Se existe um fato que todos da área mineral muito bem sabem é que a mineração mundial precisa, urgentemente, se reinventar. As notícias que vemos na mídia global são alarmantes. Muitas minas estão produzindo no prejuízo e não poderão continuar por mais tempo.

Como é Feito o Beneficiamento do Ouro?

O beneficiamento do ouro pode ser simples, com a adequação granulométrica às demais etapas, ou ser mais complexo, envolvendo desde a preparação até estágios de concentração,

O desastre de Mariana é o retrato do Brasil

Um simples passeio pela região mineradora e siderúrgica de Minas Gerais mostra a degradação ambiental em todas suas formas: uma forte contaminação atmosférica associada a um passivo ambiental visível nos solos e águas, onde a fiscalização fica muito aquém do esperado.

UENF tem vaga para professor visitante de Geofísica Aplicada

O Programa de Fomento à Formação de Recursos Humanos em Geofísica PRH-PB 226, do Laboratório de Engenharia e Exploração de Petróleo, da Universidade Estadual do Norte Fluminense oferece uma oportunidade para Pesquisador/Professor Visitante (bolsista) – Geofísica Aplicada

Sucesso do Leilão no Canadá X Fracasso do Leilão no Brasil

Se alguém ainda tinha alguma dúvida em relação aos motivos do fracasso da 13ª Rodada de licitações que a ANP realizou em outubro, o recente leilão de áreas exploratórias canadenses realizado pelo Canada-Newfoundland and Labrador Offshore Petroleum Board (C-NLOPB) é instrutivo.

Opinião: Demanda global de petróleo deve desacelerar em 2016

Depois de ter atingido um máximo de cinco anos em 2015, o crescimento da demanda global por petróleo deve cair cerca de 35% no ano que vem, elevando a pressão num mercado já às voltas com um excesso de oferta.

Petrobras foi a maior perdedora da 13ª Rodada

Ao não adquirir nenhum bloco exploratório novo, a grande perdedora da 13ª Rodada da ANP foi a Petrobras. Uma companhia de petróleo integrada está “seriamente doente” quando não investe mais em exploração. 

A cidade que nasceu no lugar errado

Além de sua aguerrida e turbulenta história, o México é um território de alta sismicidade e vulcanismo, pois assenta-se sobre três placas tectônicas – Norte-americana (abrange a maior área), do Pacífico e de Cocos.

Ilhas de excelência

Um único operador concentrou o conhecimento, a pesquisa, a formação, em uma organização apenas. Apesar da excelência da empresa, não deixava de ser em um mundo monofônico.

Segurança industrial em E&P

A área de Segurança Operacional é de tamanha importância que deve estar vinculada ao Gestor maior da organização, pois os impactos das anomalias, quando ocorrem, podem ser de tal magnitude que influenciam a própria existência futura da corporação no mercado.

É preciso olhar para o licenciamento

A baixa atividade exploratória da Petrobras, que deve reduzir consideravelmente a demanda por licenças ambientais para poços e sísmica, é o momento perfeito para o governo federal dotar o Ibama de maior capacidade técnica e humana