logo

 

Enquete

Gás de Folhelho

Vamos ter uma revolução do gás de folhelho no Brasil?

» Go to poll »
1 Votes left

jVS by www.joomess.de.

Mídias Sociais

FacebookTwitterLinkedin

Prospecção geofísica em ocorrência de cobre na Bacia do Camaquã (RS)

Prospecção geofísica em ocorrência de cobre localizada na Bacia Sedimentar do Camaquã (RS)

Estudos de pesquisa mineral são fundamentais para o reconhecimento e a incorporação de novas reservas. O trabalho, de autoria dos geofisicos O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. , - Mestrando em Geociências, e O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. , Professor Assistente, Doutor, ambos da Universidade Estadual Paulista - UNESP - Campus de Rio Claro, apresenta os resultados de aplicação do método geofísico da eletrorresistividade numa ocorrência mineralizada em carbonatos de cobre, por meio da técnica de caminhamento elétrico em arranjo azimutal.

A área de estudos está inserida na bacia sedimentar do Camaquã, formada por um conjunto de unidades estratigráficas sedimentares e vulcanogênicas, onde são descritas diversas ocorrências cupríferas.

A presença de azurita e malaquita em fraturas e zonas de maior porosidade em arenito encaixante define a geologia local.

Os modelos de inversão revelam anomalias circulares de resistividade moderada para até 25m abaixo da ocorrência aflorante e anomalias de baixa resistividade em profundidades abaixo de 25m, além de áreas adjacentes com alta resistividade.

Indicadores de mineralização descritos para ocorrências de cobre estudadas, no âmbito da bacia sedimentar do Camaquã, ocorrem na área de estudos e permitem caracterização em termos de resistividade elétrica.

Áreas com silicificação apresentam alta resistividade, enquanto que valores intermediários são atribuídos a zonas com carbonatação e, finalmente, áreas de baixa resistividade, provavelmente, indicam concentrações de sulfetos disseminados.

Palavras-chave

Eletrorresistividade, arranjo azimutal, sulfeto, cobre pórfiro, minério.

Scielo / Rev. Esc. Minas vol.64 no.3 Ouro Preto jul./set. 2011

 


Últimas notícias

As mais lidas