logo

 

Enquete

Gás de Folhelho

Vamos ter uma revolução do gás de folhelho no Brasil?

» Go to poll »
1 Votes left

jVS by www.joomess.de.

Mídias Sociais

FacebookTwitterLinkedin

Aquífero Guarani X Aquífero Alter do Chão: Quem vence essa luta?

Aquífero Guarani X Aquífero Alter do Chão: Quem vence essa luta?

A primeira pergunta que passa em nossas cabeças é definir um aquífero: Área de acumulação subterrânea de água, geralmente ligada a zonas de solos sedimentares (arenito).

O Brasil é um país rico em aquíferos nos quais podemos citar:O piauiense, O Guarani e Alter do chão. O Botuca, O Parecis, O Inajá e o Tacaratu.

No caso desse "Duelo" entre os aquíferos podemos começar falando sobre o Aquífero Guarani, que apresenta mais de 70% de sua área geral no Brasil ou 1,2 milhão de km, o que o faz o maior aquífero transnacional do mundo pois encontra-se também na Argentina, Paraguai e o Uruguai. Foi consolidado em terrenos dos períodos jurássico, triássico e cretáceo( entre 200 à 120 milhões de anos) e tendo sua base estruturada em terrenos arenosos, a de suas águas por parte do abastecimento público e irrigação de algumas culturas( soja, Trigo e até cana de açúcar) escondem um mal silencioso sobre a região: Os Agrotóxicos, que contaminam a região e seus efeitos já são sentidos em alguns municípios abastecidos.

Já o Aquífero Alter do Chão, que encontra-se totalmente em território brasileiro é considerado o maior do planeta e apresenta, de acordo com medições iniciais, 86 km³ de água contra 46 km³ do Aquífero Guarani ou do Mercosul. Leva uma vantagem em relação ao Guarani pois suas águas não estão poluídas e poderá abastecer a população mundial em até 600 anos.

Blog Muitas Coisas - 19/10/2011

Últimas notícias

As mais lidas