logo

 

Enquete

Gás de Folhelho

Vamos ter uma revolução do gás de folhelho no Brasil?

» Go to poll »
1 Votes left

jVS by www.joomess.de.

Mídias Sociais

FacebookTwitterLinkedin

UnB cria curso de Graduação em Geofísica

UnB cria o sétimo curso de graduação do Brasil

O Instituto de Geociências da Universidade de Brasília (IG/UnB), comunica que no segundo semestre de 2009, terá início o Curso de Graduação em Geofísica. A proposta de criação deste curso de graduação foi aprovada pelo Conselho Universitário e incluída dentro do programa de expansão da UnB, contemplado pelo Projeto REUNI (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais), da Presidência da República. A proposta já foi aprovada em todas as instâncias da UnB e pelo MEC. O processo de implantação do curso já está em andamento dentro da UnB.

A evolução desta proposta dentro do IG/UnB é conseqüência de todo um histórico de atuação com qualidade e competência em Geociências. O IG/UnB tem um Curso de Graduação em Geologia com início em 1965. Em 1975, foi implantado o programa de Pós-Graduação em Geologia em nível de Mestrado e, em 1988, em nível de Doutorado, ambos com área de concentração em Geofísica Aplicada. Com a efetiva contribuição da Geofísica já se formaram 32 mestres e 9 doutores pelo IG/UnB. No ano de 2008, foi implantado um novo programa de pós-graduação em Geociências Aplicadas, em nível de mestrado e doutorado, para o qual migrou a área de Geofísica Aplicada. O atual quadro docente permanente do IG/UnB conta com 7 Geofísicos, sendo 6 com doutorado e 1 em processo de doutoramento. Dentro da proposta aprovada há previsão de contração de 7 novos docentes, na área de Geofísica, dentro dos próximos 2 anos.

O Curso de Geofísica da UnB terá duração de 8 semestres, sendo que todas disciplinas contarão com atividades práticas de aquisição, processamento e interpretação de dados geofísicos e da integração destes entre si e à geologia, a partir do primeiro semestre do curso. Para isso a UnB tem uma quantidade adequada de equipamentos geofísicos, computadores e aplicativos de interesse da área, com projeto de aquisição de outros para complementar seu acervo.

Além do conhecimento específico definido no perfil do profissional que procuraremos formar, o Curso de Graduação em geofísica primará por graduar estudantes que: a) pensem por si mesmo e estejam dispostos a questionar formulações convencionais de problemas e sejam capazes de resolver estes problemas de forma independente; b) sejam criativos e demonstrem habilidade para conceber e validar novas hipóteses, novas descrições de problemas e novos métodos de análise de dados; c) sejam bons profissionais experimentais e tenham demonstrado a habilidade para desenhar e conduzir um levantamento geofísico ou experimento em laboratório e garantam que os dados obtidos sejam da melhor qualidade possível; d) possam programar um computador em linguagem de alto nível para adquirir, processar, modelar e apresentar dados científicos; e) possam lidar racionalmente com a incerteza e tenham demonstrado que entendem que os dados geofísicos são sempre incompletos e com componente de incerteza; e que possam quantificar a incerteza e reconhecer quando for inaceitável tomar decisões com base nestes dados; f) tenham demonstrado possuir qualidades que formam a base da liderança, conheçam a importância de correr riscos e sejam capazes de fazer bons julgamentos sobre o nível de risco que é comensurável com seu conhecimento, experiência e chance de falha; e saibam que a falha é inevitável ser quiserem aprender e crescer.

Maiores informações clique aqui.

Contatos: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 


Últimas notícias

As mais lidas