logo

 

Enquete

Gás de Folhelho

Vamos ter uma revolução do gás de folhelho no Brasil?

» Go to poll »
1 Votes left

jVS by www.joomess.de.

Mídias Sociais

FacebookTwitterLinkedin

Equipamentos

Equipamentos Geofisicos

Equipamentos Geofísicos

Sensor de poços (Borehole Probe)

A Geofísica de Poço provê meios de avaliar várias propriedades de rochas, solos e fluidos localizados na subsuperfície. O sistema permite pesquisar em poços de alguns quilômetros de profundidade e fornece informações críticas só possíveis de serem adquiridas por este meio de pesquisa. Seu uso é comum a várias aplicações incluindo águas subterrâneas, exploração de recursos naturais e caracterização ambiental.


Espectômetro

Instrumento que gera um gráfico de distribuição de alguma coisa em função do tempo, freqüência, etc. Utilizado em pesquisas geofísicas, o instrumento pode por exemplo fornecer dados com porcentagem de potássio e PPM de urânio e tório.


GPS

Global Positioning System – Rede de radioposicionamento por satélites, mantida pelo Departamento de Defesa dos EUA (DoD). Através de uma antena de alta sensibilidade, um equipamento recebe sinais de satélite que permitem a localização com precisão quase exata do usuário.


Magnetômetro

Instrumento para medir a intensidade do campo magnético terrestre. O magnetômetro portátil de alta sensibilidade pode ser utilizado como equipamento móvel ou como estação base em exploração geofísica, geotécnica ou arqueológica na medição do campo magnético terrestre.


Receptor

O receptor é um dispositivo destinado a coletar uma informação física qualquer. O modelo à esquerda, desenvolvido como um sistema de domínio do tempo de três canais digitais, pode ser usado com qualquer um dos três transmissores TEM, mostrando simultaneamente em segundos a medição das componentes XYZ.
Eficiente em medições no campo para a exploração mineral, o modelo à direita é um receptor de varias janelas no domínio do tempo de 6 dipolos designado para polarização induzida de corrente continua em exploração de pesquisa.


Suscetibilímetro

A determinação da suscetibilidade magnética é uma técnica útil para uma grande variedade de aplicações, incluindo processos industriais, exploração mineral, levantamentos geológicos, arqueologia e páleomagnetismo. Mede a suscetibilidade do campo magnético obtendo medidas precisas de rochas extraídas, e amostra de rochas e a superfície do solo.


Transmissor TEM

Nos levantamentos elétricos ativos, é o dispositivo encarregado de gerar o sinal de excitação do meio. Um transmissor de alta potência pode ser usado nas sondagens com profundidades maiores que 1 km e integrado com um receptor TEM consegue detectar corpos minerais de cerca de 500 metros.


GPR

Sistema para investigação da Sub-surperfície, projetado para ser utilizado em uma vasta gama de aplicações em levantamentos ambientais, geotécnicos, geológicos e de engenharia.    Dentre as aplicações, incluem-se: inspeções de concreto e alvenaria; detecção e mapeamento de tubulação e fiação; investigação geológica; medição da espessura de neve ou gelo; arqueologia; aplicações forenses e de investigação criminal; e pesquisas.



Últimas notícias

As mais lidas