logo

 

Enquete

Gás de Folhelho

Vamos ter uma revolução do gás de folhelho no Brasil?

» Go to poll »
1 Votes left

jVS by www.joomess.de.

Mídias Sociais

FacebookTwitterLinkedin

Inpe lança plataforma TerraMA2

Inpe lança plataforma TerraMA2

Para o monitoramento e análise de desastres naturais, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) lança o TerraMA2, uma plataforma computacional aberta a qualquer usuário interessado em desenvolver seu próprio sistema operacional de riscos ambientais. A ferramenta será apresentada no dia 18 de julho, a partir das 8h30, durante workshop em São José dos Campos (SP).

Tendo como base o TerraMA2, é possível monitorar qualquer ocorrência a partir de informações disponíveis na internet. Podem ser utilizados dados provenientes de satélites e radares meteorológicos ou ainda modelos de previsões numéricas. Também servem dados de pontos fixos como plataformas de coleta de dados (PCD), sondas, boias, estações e instrumentos geotécnicos.

O usuário pode acompanhar desde incêndios florestais, deslizamentos, enchentes e estiagens, até interrupções na rede de energia por raios e movimentos de marés com ressacas em regiões portuárias, entre outras situações de risco.

Para isso, a plataforma integra serviços geográficos e modelagem, através do acesso em tempo real a dados meteorológicos, climáticos, atmosféricos, hidrológicos, geotécnicos, demográficos, etc. A possibilidade de reunir diferentes bases de informações permite que o TerraMA2 seja usado como plataforma para o monitoramento de ocorrências de vários tipos, como abalos sísmicos, descargas elétricas e até epidemias e homicídios.

Nova versão da plataforma antes chamada de Sismaden, o TerraMA2 é mais um resultado de 25 anos de pesquisa e desenvolvimento do Inpe, com base em inovação, na área de geotecnologias estratégicas. Criador do SPRING, o software livre de informação geográfica mais utilizado no Brasil, e de ferramentas como TerraLib, TerraView, TerraAmazon e TerraME, o Instituto desenvolveu o TerraMA2 para atender a uma demanda crescente de aplicações de monitoramento, análise e alerta em diversas áreas.

Toda a evolução do projeto e as funcionalidades do TerraMA2 serão apresentadas durante o workshop, que mostrará ainda resultados da implantação da plataforma em região do Estado de São Paulo e no Sul do Brasil, entre outros exemplos.

Mais informações no site do Inpe.

Ascom do Inpe - 11/07/2012

Últimas notícias

As mais lidas