logo
  • GlobalGeo Top Banner-04092014

 


Ano Internacional da Geofísica

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Ano Internacional da Geofísica

O Ano Internacional da Geofísica foi proclamado pela Assembleia Geral da ONU, como sendo o de 1957. Seu objetivo era congregar os esforços dos países que aderiram à campanha no sentido de proporcionar uma maior e melhor compreensão dos fenômenos relacionados à Terra.

1957 foi o primeiro dos Anos Internacionais proclamados pela ONU, e a Geofísica seu primeiro alvo de desforço internacional concentrado, neste período.

O esforço reuniu cerca de 60 mil pesquisadores, de um universo de 66 países.

Além do meio científico, visava a conscientização da sociedade civil e organismos estatais para o estudo da estrutura, composição, propriedades físicas e processos dinâmicos do Planeta.

Como repercussão, em 2007 a ONU veio a instituir o Ano Internacional da Heliofísica, relembrando o cinqüentenário dessa data e estendendo o desforço internacional para o estudo e divulgação da interação dos astros do Sistema Solar.

60 mil cientistas de 66 nações diferentes se organizaram para mobilizar o maior número de pessoas em torno das questões científicas sobre a Terra. Assim, o Ano Internacional da Geofísica, em 1957, tinha como objetivo sensibilizar a sociedade civil e organizações governamentais sobre o estudo da estrutura, da composição, das propriedades físicas e dos processos dinâmicos da Terra.

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Consulte também o website da NOAA sobre o assunto (em inglês).


Últimas notícias

As mais lidas