logo

 

Enquete

Gás de Folhelho

Vamos ter uma revolução do gás de folhelho no Brasil?

» Go to poll »
1 Votes left

jVS by www.joomess.de.

Mídias Sociais

FacebookTwitterLinkedin

Brasil e Suíça assinam acordo para ampliar cooperação

Brasil e Suíça assinam acordo para ampliar cooperação

Brasil e Suíça assinaram um memorando no âmbito do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) nesta quarta-feira (27), em Brasília. O documento foi assinado em encontro entre o secretário executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luiz Antonio Elias, o diretor de Relações Institucionais do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), Manoel Barral Netto, e delegação suíça integrada pelo embaixador do país em Brasília, Wilhelm Meier, e pelo presidente do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (ETH), Ralph Eichler. O fortalecimento das relações bilaterais entre as nações foi outro assunto abordado.

"Pretendemos estreitar cada vez mais a cooperação no Ciência sem Fronteiras, não só no campo da formação de pessoas ou recursos humanos" , ressaltou Elias. "O programa espalha-se e tem uma dimensão maior ao permitir o intercâmbio entre pesquisadores de empresas, tanto na questão intelectual, acadêmica, científica, quanto na área do empreendedorismo, e pode cumprir um papel decisivo na relação bilateral entre os países."

O secretário frisou a importância da parceria com a Suíça em áreas que envolvem os setores bancário, petrolífero, de mineração e aviação, com participação da indústria. Os representantes suíços pretendem, ainda, colaborar com os setores alimentício e urbanístico brasileiro.

Existem iniciativas em andamento por meio do apoio a projetos de pesquisa conjuntos, sendo que o CNPq mantém 20 bolsistas no país europeu. A partir do novo memorando, o Programa Ciência sem Fronteiras pretende fomentar o intercâmbio acadêmico, promover cooperações científicas de projetos de pesquisas conjuntos e possibilitar a chegada de pesquisadores ao Brasil, a fim de estabelecer grupos de pesquisa no país.

O embaixador se dispôs a organizar um simpósio com a comunidade empresarial suíça para discutir a participação de empresas no Ciência sem Fronteiras. Wilhelm Meier manifestou também a intenção de estabelecer um programa de trabalho com o Brasil, para o período 2013-2015, dando continuidade à cooperação bilateral iniciada na assinatura do Acordo de Cooperação em C,T&I, em 2009

Ascom do MCTI - 28/06/2012

Últimas notícias

As mais lidas