logo

 

Enquete

Gás de Folhelho

Vamos ter uma revolução do gás de folhelho no Brasil?

» Go to poll »
1 Votes left

jVS by www.joomess.de.

Mídias Sociais

FacebookTwitterLinkedin

Global faz vibrossísmica em Marabá (PA)

Global faz vibrossísmica em Marabá (PA)

Seis caminhões da Global Geophysical Services, empresa que presta serviços de aquisição sísmica, foram vistos na tarde de quarta-feira (8/8) rodando em comboio na área urbana de Marabá e chamaram a atenção de quem passou no trecho duplicado da BR-230. Eles estariam coletando dados para uma pesquisa para conhecer o subsolo e saber da existência de petróleo e gás natural no município.

Para executar o projeto, a empresa lança mão da tecnologia Vibroseis, que consiste na utilização de caminhões vibradores para detectar as riquezas naturais.

"É um projeto multicliente que poderá ser licenciado para empresas interessadas em explorar petróleo e gás na Bacia do Parnaíba," explicou o gerente-geral da Global no Brasil, George Yapuncich.

À margem da pista da Transamazônica foram espalhados cabos de cor laranja acoplados a caixas que captam imagens das camadas de rocha de subsuperfície e, a partir disso, poder identificar estruturas que contenham hidrocarbonetos, indicação de que há petróleo ou gás natural.

Esse trabalho costumeiramente é feito com equipamentos especializados que provocam vibrações no solo, captadas por instrumentos chamados geofones. Essas informações são processadas e interpretadas, possibilitando assim o conhecimento geológico do local.

A empresa responsável é norte-americana e tem sede em Houston, Texas, e representações em 15 países, sendo a brasileira no Rio de Janeiro (RJ). Além de fornecer serviços de aquisição sísmica também faz o processamento de dados e interpretação dessas informações.

CTOnline - 10/08/2012 

Últimas notícias

As mais lidas