logo

 

Enquete

Gás de Folhelho

Vamos ter uma revolução do gás de folhelho no Brasil?

» Go to poll »
1 Votes left

jVS by www.joomess.de.

Mídias Sociais

FacebookTwitterLinkedin

Professores do DEGEO/UFC participaram do 34º IGC na Austrália

Professores do DEGEO/UFC participaram do 34º IGC na Austrália

Os professores Wagner Amaral e Cesar Martinelli, ambos do Departamento de Geologia da Universidade Federal do Ceará-UFC, participaram do 34th International Geological Congress realizado em Brisbane, no Estado de Queensland-Austrália no período de 05 à 10 de agosto de 2012.

Na ocasião o professor Wagner apresentou os resultados de sua linha de pesquisa em rochas metamórficas de alto grau na região de Forquilha e Sobral no noroeste do Estado.

"Tivemos a oportunidade de discutir com a comunidade geológica internacional, as idades de cristalização obtidas pelos métodos U/Pb e Lu/Hf em zircão de retroeclogitos, ao redor de 1.57 bilhões de anos". Este é o primeiro registro de rochas metamáficas Mesoproterozóicas no Ceará e na Província Borborema."

O professor ressaltou que nesta época, estava ocorrendo o afastamento das massas continentais em razão da fragmentação do Supercontinente denominado Colúmbia (2.2-1.8 Ga).

Já o professor Cesar Martinelli, aproveitou a oportunidade e mostrou os avanços de sua pesquisa na região centro-oeste do país. O professor que é especialista em prospecção mineral, proferiu a palestra intitulada: The Trans-Brasilian Belt Inflexion and the Relations with Polimetalic Mineralization in Eastern of Mato Grosso State, Brazil: Western Gondwana Evolution.

Os próximos Congressos Mundiais de Geologia serão realizados na Cidade do Cabo na África do Sul em 2016 e em Nova Delhi, ìndia em 2020.

Departamento de Geologia UFC - 17/08/2012

Últimas notícias

As mais lidas