logo

 

Enquete

Gás de Folhelho

Vamos ter uma revolução do gás de folhelho no Brasil?

» Go to poll »
1 Votes left

jVS by www.joomess.de.

Mídias Sociais

FacebookTwitterLinkedin

Inpe prepara satélite ambiental

Inpe prepara satélites ambientais

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) está preparando uma nova geração de micro-satélites de monitoramento ambientall, com o objetivo de substituir os Satélites de Coleta de Dados (SCD) 1 e 2.

Satélite em órbitaPrimeiros satélites projetados, construídos e operados por brasileiros, no Inpe, os SCD-1 e 2 ainda estão operacionais e apresentam desempenho satisfatório, mesmo com respectivamente 15 e 10 anos em órbita.

Os satélites SCD integram, junto com o satélite sino-brasileiro Cbers-2B, o Sistema Brasileiro de Coleta de Dados Ambientais, que tem como missão retransmitir, para uma estação receptora em solo, os dados coletados por uma rede de aproximadamente 750 plataformas automáticas distribuídas ao longo do território nacional.

O projeto dos novos micro-satélites prevê o investimento de 22 milhões de reais na construção de dois laboratórios em Natal (RN), onde fica o centro regional do Nordeste do Inpe. Os equipamentos vão pesar cerca de 50 quilos e custar 5 milhões de reais cada.

 


Últimas notícias

As mais lidas