logo

 

Enquete

Gás de Folhelho

Vamos ter uma revolução do gás de folhelho no Brasil?

» Go to poll »
1 Votes left

jVS by www.joomess.de.

Mídias Sociais

FacebookTwitterLinkedin

Programa financiará projetos sobre recursos hídricos

Programa financiará projetos sobre recursos hídricos

O Instituto Interamericano para Pesquisas em Mudanças Globais (IAI), sediado no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em parceria com o Centro de Excelência em Segurança Hídrica (AQUASEC) e o Centro Hídrico para Regiões Áridas e Semiáridas da América Latina e Caribe (CAZALAC) realizam de 8 a 17 de outubro o próximo Instituto de Capacitação sobre manejo de recursos hídricos, em La Serena, no Chile.

As candidaturas para o evento, que deve resultar em projetos financiados pelo IAI, devem ser submetidas até o dia 30 de maio.

O Instituto de Capacitação é um treinamento em gestão adaptativa de recursos hídricos (AWM, na sigla em inglês) com aulas ministradas por especialistas internacionais, exercícios práticos e projeto final. É direcionado aos profissionais de hidrologia, clima, uso do solo, pesquisa socioeconômica, ONGs, organizações comunitárias, indústria, bem como cientistas e técnicos.

O programa irá explorar a crescente demanda por recursos hídricos, especialmente em regiões áridas e semiáridas, assim como questões relacionadas às mudanças climáticas, variação hidroclimática, crescimento populacional, urbanização e necessidades dos ecossistemas aquáticos. O objetivo é capacitar os profissionais a avaliarem os impactos da variabilidade do clima na segurança hídrica.

O treinamento também irá abordar a preparação de uma proposta de projeto multinacional e multidisciplinar que poderá ser submetido internacionalmente. As melhores propostas serão financiadas pelo IAI no âmbito do Training Institute Seed Grant Program (TISG-II). O programa subsidia projetos para que os participantes juntem-se à rede AQUASEC (www.aquasec.org) e continuem interagindo e colaborando com colegas de outros projetos na área.

O anúncio sobre o programa está disponível aqui nas versões em inglês e espanhol.

Mais informações no site.

Inpe - 25/04/2012

Últimas notícias

As mais lidas