logo

 

Enquete

Gás de Folhelho

Vamos ter uma revolução do gás de folhelho no Brasil?

» Go to poll »
1 Votes left

jVS by www.joomess.de.

Mídias Sociais

FacebookTwitterLinkedin

CPRM contratará navio de pesquisa em geologia marinha

CPRM contratará navio de pesquisa em geologia marinha

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) realizou no dia 4/7, no Rio de Janeiro, um encontro com representantes de empresas interessadas em participar de uma concorrência pública internacional, que vai contratar uma embarcação de pesquisa científica para coleta, processamento, análise e interpretação de dados geológicos, geofísicos e ambientais, para o desenvolvimento de projetos no âmbito do Programa Geologia Marinha do Brasil, coordenado pela instituição.

Segundo o diretor de Geologia e Recursos Minerais (DGM), Roberto Ventura, a reunião serviu para explicar às empresas que têm interesse em participar da concorrência, que a CPRM está formatando novo modelo de contratação de serviços especializados para coletar informações sobre o potencial dos recursos minerais da plataforma continental jurídica brasileira e da área oceânica adjacente do Atlântico Sul e Equatorial.

"Esse novo formato sinaliza a intenção do Governo em ter projetos de longo prazo. Temos um orçamento para os próximos anos que chega a R$ 100 milhões", revelou Ventura.

Durante o encontro, o coordenador do projeto de Geologia Marinha, Kaiser Gonçalves de Souza, apresentou trabalhos de pesquisa na plataforma continental jurídica brasileira e, em áreas internacionais do Atlântico Sul, que segundo ele, pretende "avaliar o potencial econômico dessas regiões de importância econômica e política estratégica para o país", destacou.

A advogada Ana Paula Leal, chefe da Consultoria Jurídica informou que o novo modelo de contratação ainda não foi definido. Contudo, de acordo com a advogada, a "intenção é buscar um modelo de parceria com empresas privadas que resulte em maior eficiência para as políticas públicas do governo." destacou. Segundo Ana Paula, o encontro serviu também para conhecer tecnologias disponíveis no mercado.

Marcus Aguiar, representante de uma empresa que tem interesse em prestar serviços, disse que "o chamamento público foi fundamental para que pudéssemos conhecer o projeto do governo e ver que é algo muito importante para alavancar o conhecimento científico e tecnológico do país".

CPRM - 04/07/2012

Últimas notícias

As mais lidas