Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

O que faz um geólogo?

Esta graduação também pode ser encontrada em algumas instituições como Engenharia Geológica. O curso com duração média de cinco anos começa com as matérias básicas: Matemática, Física, Química e Biologia, mas logo no início do curso o estudante vai a campo para familiarizar-se com os conteúdos específicos da Geologia. Na sequência dos estudos entram disciplinas como: Sedimentologia, Paleontologia e Petrografia. Estudos em Geologia Econômica, Tratamento de Minérios e Geologia Urbana estão mais para a fase final do curso. Muitas atividades extraclasses são desenvolvidas com os alunos, chamados trabalhos de campo; onde o estudante faz mapeamento e coleta de material para análise em laboratório. Para conclusão do curso, é exigido um trabalho de campo ou em uma empresa, dependendo do tema escolhido.

Por conta das recentes descobertas de jazidas de petróleo no Brasil, o mercado anda bem aquecido para o geólogo. Na área de mineração ainda há boas perspectivas de emprego. Todos os graduados encontram trabalho, pois em alguns casos existe até a falta de mão de obra qualificada no mercado. No setor público há muitos concursos para a Petrobrás e Companhia de Pesquisa e Recursos Minerais, outra opção é a Vale. Há oportunidades em todas as regiões do país, na Amazônia, Nordeste, Sul e principalmente no Sudeste.

Atividades

Uma das principais atividades do geólogo são o estudo e investigação das ações de forças da natureza sobre o planeta, como a erosão, glaciação e desertificação. Para tal faz muitas pesquisa com fósseis, minérios e topografia dos terrenos. Deve procurar evitar os danos que a exploração desses recursos têm causado ao meio ambiente. Veja os campos de atuação:

  • Na mineração, localiza jazidas e estuda a viabilidade de exploração;
  • Com Geofísica, pesquisa os fenômenos térmicos magnéticos elétricos, gravitacionais ou sísmicos;
  • Na Geologia Ambiental, avalia riscos geológicos e planeja como recuperar o solo;
  • Na Geologia do Petróleo, localiza e explora reservas petrolíferas e de gás natural, na área de recursos energéticos;
  • Com Hidrogeologia, planeja a exploração de depósitos de água, garantindo sua pureza;
  • Como engenheiro geológico, faz levantamento geológico e geotécnico de áreas para a construção de represas, túneis e estradas, também estuda a recuperação de áreas degradadas por atividades de mineração.
Educação Adventista

Comente este artigo


Código de segurança
Atualizar