Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Programa de Pós-Graduação em Geofísica da UFPA

Criado em fevereiro de 1973, o Programa de Pós-Graduação em Geofísica-CPGf da Universidade Federal do Pará é o primeiro programa de pós-graduação strito-sensu da UFPA e único em Geofísica Aplicada da Região Amazônica.

O programa caracteriza-se por ser de Geofísica Aplicada com cinco áreas de concentração:

+ Métodos Elétricos e Eletromagnéticos
+ Métodos Potenciais
+ Métodos Sísmicos
+ Geofísica de Poço
+ Geofísica Marinha

O Programa possui atualmente 43 alunos e mestrado e 19 alunos de doutorado regularmente matriculados. Há um ingresso regular anual que acontece nos meses de janeiro e fevereiro. Em casos excepcionais uma seleção extra acontece no meio do ano.

Tradição, qualidade e conhecimento

O Programa de Pós-Graduação em Geofísica da UFPA foi o segundo no Brasil a formar recursos humanos em Geofísica em nível de pós-graduação stricto sensu.

Criado em 1972, tem portaria de criação de 27 de fevereiro de 1973 com o nome de Curso de Pós-Graduação em Geofísica – CPGf.

Em 1980 o Curso mudou de nome para Programa de Ciências Geofísica e Geológicas e em 1991, recebeu o nome atual, Programa de Pós-Graduação em Geofísica – CPGf.

A sigla foi mantida por razões históricas.

A primeira dissertação de mestrado é de 1976 do prof. João Batista Corrêa da Silva e a primeira tese de Doutorado é de Sônia dias Cavalcante Guerreiro, em 1983.

21/11/2012

Comente este artigo


Código de segurança
Atualizar