compressao-roaming
Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

uff insttituto fisica

No dia 13 de maio será oficialmente inaugurado o Laboratório de Espectrometria de Massa com Aceleradores (AMS) da UFF, localizado no Instituto de Física, Campus da Praia Vermelha.

A técnica de Espectrometria de Massa com Aceleradores com carbono 14 (14C-AMS) é a mais moderna e eficiente para datações entre centenas e dezenas de milhares de anos e de rastreamento de materiais. Suas aplicações englobam diversas áreas da ciência e tecnologia. Com recursos da Finep, Faperj e da própria UFF, o IF-UFF instalou o único laboratório da América do Sul capaz de realizar integralmente projetos utilizando esta técnica. Grupos de pesquisa de todo Brasil e de alguns outros países já estão usufruindo desta excelente infraestrutura.

Programa do evento:

14h-16h – Parte Científica: Apresentação da técnica de 14C-AMS e diversas de suas aplicações. Serão apresentadas diversas mini palestras voltadas para um público leigo no assunto, por professores das áreas de Física, Geociências, Geoquímica e Biologia Marinha.

16h30 – 18h30 – Cerimônia de inauguração do AMS seguida da vista ao laboratório. Já confirmaram presença, além do Reitor, Vice Reitor e Pró-Reitores da UFF, o Diretor Científico da Faperj, os Presidentes da Sociedade Brasileira de Física e da Comissão Nacional de Energia Nuclear e, a confirmar, os Presidentes da FINEP e da Academia Brasileira de Ciências. Diversas outras autoridades estarão presentes, representando a Fundação Euclides da Cunha, CAPES, Diretores de Institutos, ex-Reitores da UFF e pesquisadores de diversas instituições.

Mais informações aqui.

Comente este artigo


Código de segurança
Atualizar