Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Quais são as chances de um geofísico formado trabalhar em uma plataforma de petróleo?

A pergunta foi postada no site do Yahoo! Respostas por uma estudante de geofísica da Universidade Federal do Pará.  A melhor resposta, escolhida pela própria estudante, foi dada por um geólogo que atua na área de mapeamento gológico, petrologia e análise tectono-estrutural.

Olá, sou geólogo e recentemente fiz o concurso para geofísico da Petrobrás (a formação em geologia habilita o cidadão a atuar como geofísico).

Com certeza você poderá ter trabalho em alto-mar, tanto em plataformas, interpretando logs de furos de sondagem nos quais são analisados dados de "gamma-ray" para diferenciar a composição das diferentes camadas perfuradas pela sonda.

Você poderá trabalhar embarcada em navios também, os quais têm instalados sensores de aquisição de dados sísmicos, que servem para construir perfis que representam a geometria das camadas sedimentares que recobrem a plataforma continental.

Com base nesses dados (raios gama, perfis sísmicos, ou mesmo perfis gravimétricos) os geólogos são capazes de prever a existência ou não de uma reserva de petróleo economicamente explorável, e para que isso ocorra, é fundamental que hajam geofísicos que auxiliam os geólogos a coletar os dados e a interpretar os mesmos.

Se você se formar em geofísica, mas não tiver sorte de trabalhar com petróleo em alto-mar, não se desespere, pois as demais áreas da mineração também usam geofísica para auxiliar na prospecção. Por exemplo, para a exploração mineral, é muito comum utilizar métodos geomagnéticos (que procuram detectar anomalias magnéticas relacionadas a mineralizações de ferro, por exemplo), ou geoelétricos (que detectam minerais metálicos por sua baixa resistividade à corrente elétrica). Na prospecção de águas subterrâneas e na avaliação da contaminação de aqüíferos também são muito usados os métodos geoelétricos.

No mapeamento geológico básico (como o realizado pela CPRM - Serviço Geológico de Brasil) os geofísicos auxiliam na aquisição e interpretação de dados aerogeofísicos (isto é, adquiridos por meio de sensores instalados em aeronaves), que servirão para auxiliar na confecção dos mapas geológicos regionais, que são produtos essenciais para posteriores trabalhos de prospecção de detalhe por parte de empresas de mineração.

Atualmente um bom geofísico é um profissional altamente disputado e bem remunerado por empresas de petróleo (como a que você sonha em trabalhar), pelo Serviço Geológico do Brasil (uma empresa estatal de pesquisa geológica), por empresas de mineração, por empresas de prospecção de águas subterrâneas e até mesmo por empresas de pesquisa ambiental. Você escolheu uma carreira muito promissora profissionalmente e economicamente, além de ser cientificamente muito interessante. Parabéns.

Um abraço e boa sorte, talvez nos encontremos um dia no futuro como colegas profissionais da ciência da terra. :-)

Fonte(s): EXPERIÊNCIA ADQUIRIDA NA VIDA PROFISSIONAL.

Comente este artigo


Código de segurança
Atualizar