Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Qual é o mercado de trabalho para o Geofísico?

USP Profissões – Os recursos naturais do Brasil são imensos, mas pouco conhecidos e explorados. O Geofísico pode contribuir para reverter essa situação. Os recursos hídricos subterrâneos, cada vez mais valiosos, precisam ser definidos com maior precisão e serem protegidos.

Os geofísicos têm um papel importante na avaliação da poluição e contaminação do subsolo e na avaliação da ocupação do subsolo em centros urbanos. Nos últimos anos passou a existir uma demanda crescente de Geofísicos no Brasil, que os cursos de graduação existentes no país (USP, UFBA, UFPA, UFF, UFRN e Unipampa) ainda não conseguiram suprir.

A abertura do Brasil às empresas multinacionais para exploração de petróleo e recursos minerais ocorrida recentemente tem aumentado as oportunidades de trabalho para geofísicos. Neste sentido as chances de receber treinamento especializado no exterior, são bastante grandes.

Outro mercado promissor é o de temas sobre o meio ambiente e avaliação de impacto ambiental.

A Geofísica é também uma área aberta à pesquisa científica, com enfoque em modelos sobre a estrutura e comportamento dinâmico da Terra.

Nesta última área o IAG é líder no Brasil e muito prestigiado no exterior.

A primeira turma de Geofísicos da USP formou-se em 1987. Atualmente 40% dos formados estão trabalhando em empresas de Geofísica no país ou no exterior sendo que desses, cerca de 20% são profissionais autônomos, mantendo suas próprias empresas ou atuando em nível gerencial. Outros 33% dos formados foram para cursos de pós-graduação no próprio IAG ou em outros centros semelhantes no país ou no exterior e cerca de 11% trabalham no setor de informática, uma vez que o curso fornece sólidos conhecimentos em processamento de dados e permite familiaridade com diversos sistemas computacionais.

O IAG - Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas fica na Rua do Matao, nº1226 - Cidade Universitária - São Paulo - SP.

 

Comente este artigo


Código de segurança
Atualizar