Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

ABGP promove curso de Petrofísica

Foi um sucesso o mini-curso Introdução à Petrofísica para Análise de Perfis de Poços Abertos, promovido pela Associação Brasileira de Geólogos de Petróleo (ABGP). Durante três dias seguidos, o curso foi ministrado pela Dra. Rose Mary Lemos, geóloga de operações petrofísicas da Anadarko. No curso de Petrofísica, foram 30 alunos inscritos e ainda houve uma lista de espera de 43 pessoas. A intenção da ABGP é repetir esse mesmo curso no próximo ano.

O objetivo dos cursos promovidos pela ABGP, segundo a diretora executiva da entidade, Monica Figueiredo, é a difusão de informação na área de exploração de petróleo. Para atender uma forte demanda identificada pelas parceiras afiliadas – companhias de exploração de petróleo e de serviços também – a diretoria da ABGP promoveu uma modificação no estatuto no inicio do ano para permitir a inclusão em seu quadro de associados não apenas geólogos, mas também geofísicos, geoquímicos e engenheiros de petróleo.

“Esses cursos visam suprir uma carência das universidades que ainda não possuem cadeiras voltadas para a exploração de petróleo. De um total de 29 universidades no Rio de Janeiro, apenas uma tem essa cadeira de exploração. É muito pouco para uma demanda tão pungente, ainda mais numa era que estamos vivendo de pré-sal no Brasil.

A ABPG deseja atender a esta demanda das empresas parceiras. Com uma grade de cursos já prevista até o final do ano, a entidade promoverá um curso a cada dois meses. A meta futura, segundo a diretora, é oferecer dois cursos por mês. Os cursos duram em geral três dias. A demanda é alta e o comparecimento também tem sido elevado.

O próximo curso promovido pela ABGP será Caracterização Geológica de Reservatórios de Petróleo, ministrado pelo prof. Carlos Jorge Abreu (UFRJ/IGEO) entre 14 e 16 de julho, no Rio de Janeiro. Informações e inscrições pelo e-mail monica@abgp.com.br.