compressao-roaming
Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Graduação em Geofísica na Universidade de Brasília

A Geofísica ocupa uma região de fronteira entre as Ciências Físicas e as Ciências da Terra. O profissional da área se propõe, fundamentalmente, a conduzir estudos e pesquisas sobre o interior da Terra. Para isso, utiliza medidas de grandezas físicas, como ondas sísmicas, fluxo de calor, campo gravitacional, campo magnético e campos e ondas eletromagnéticas. O geofísico, além de prever cataclismos naturais - terremoto, vulcanismo, condições climáticas - também monitora as atividades de investigação arqueológica e estuda os impactos ambientais, a exploração de recursos naturais (água, minerais e petróleo) e a implantação de obras de engenharia civil.

Perfil

O geofísico é um profissional versátil e multidisciplinar. O aluno que se interessar pelo curso deve ser criativo, saber resolver problemas de forma independente e dominar os conceitos das áreas envolvidas. Ele deve planejar e executar levantamentos geofísicos, realizar o processamento, análise e interpretação de dados. É recomendável que tenha familiaridade com os conceitos da Física, da Matemática, da Geologia e com sistemas computacionais.

Mercado de trabalho

A demanda pelo profissional de Geofísica cresce ano a ano. Empresas do setor público e privado, em áreas como a indústria petrolífera, mineração, meio ambiente e geotecnia, oferecem boas oportunidades para quem quer seguir a carreira.

O curso na UnB

A formação do geofísico tem forte característica multidisciplinar, com a base principal nas áreas de Física, Matemática, Geologia e Processamento de Dados. A formação dá ênfase às atividades relacionadas à Geofísica aplicada. No segmento de Geofísica básica, o foco está na Sismologia e suas aplicações.

Para formar profissionais voltados à carreira científica e ao mercado de trabalho no país e no exterior, o curso capacita os estudantes em sete campos de atividade profissional, listados a seguir:

• Geofísica aplicada ao mapeamento geológico e à exploração mineral;

• Geofísica aplicada à exploração de petróleo

• Geofísica aplicada ao estudo de água subterrânea;

• Geofísica aplicada à Engenharia Geotécnica;

• Geofísica aplicada ao monitoramento do meio ambiente;

• Geofísica aplicada ao estudo de rios, lagos e ambiente marinho costeiro e

• Sismologia básica e aplicações

Infraestrutura

Com cerca de 40 anos de atuação em ensino, pesquisa e extensão na área de Geofísica, a UnB acumulou experiência e desenvolveu expressiva infraestrutura. O Instituto de Geociências conta, atualmente, com dois importantes centros: o Observatório Sismológico e o Laboratório de Geofísica Aplicada. Ambos são equipados com microcomputadores com diversos pacotes de processamento e interpretação de dados geofísicos. A universidade possui, também, grande acervo de equipamentos de aquisição de dados geofísicos em todas as áreas dessa ciência. Os equipamentos são utilizados em aulas práticas, em laboratórios e em campo.

Saiba Mais

Habilitação: bacharelado

Unidade Acadêmica: Instituto de Geociências (IG)

Campus: Plano Piloto

Turno: diurno

Vagas por semestre: 30

Número de semestres: 4 (mínimo)/ 12 (máximo). Recomendado: 8

Telefone: (61) 33072435

Site: www.unb.br/ig

20/10/2012

Comentários   

Domingos Munua Baca
#1 Domingos Munua Baca 12-05-2016 09:30
Quero me candidatar para terminar meus estudos no brazil, sou angolano e frequento o 4 ano de Geofisica na Universidade Agostinho Neto
Citar

Comente este artigo


Código de segurança
Atualizar