Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Graduação em Geofísica na Universidade Federal da Bahia

O Bacharelado em Geofísica da UFBA teve sua primeira turma ingressa em 1992 com 10 alunos. O seu nascimento decorreu do sucesso do Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Geofísica (PPPG) desta universidade. É um curso moderno, com uma grade curricular compacta e que, apesar de novo, já se encontra firmemente estruturado e está reconhecido pela Port. 1.124, publicada no DOU de 11.09.95

O curso

O curso de graduação em Geofísica da UFBA tem por objetivo formar profissionais capacitados a trabalhar em quaisquer dos cinco campos de atuação acima citados. Além disto, a experiência já demonstrou que temos conseguido prover aos alunos, uma sólida formação básica e profissional, preparando-os, inclusive, para a carreira científica e o mercado internacional.

A duração mínima para a integralização do currículo é de 4 anos, com tempo médio de 5 e máximo de 7 anos. Neste período o aluno deverá cursar as disciplinas obrigatórias, uma disciplina eletiva e mais 240 horas de disciplinas optativas, a seu critério. Desta maneira, o estudante terá uma formação geral adequada ao exercício profissional, ao mesmo tempo em que poderá se aprofundar em um dos cincos campos de atuação da Geofísica.

Um fator determinante para sua criação foi a existência do Curso de Pós-Graduação em Geofísica da UFBA, com excelente infra-estrutura material e humana e, sobretudo, consolidada experiência de 25 anos na formação de mestres e doutores em Geofísica, bem como na execução de projetos de pesquisa na área de geofísica aplicada.

A quase totalidade dos professores de geofísica tem o nível de doutor, a maioria com pós-doutorado no exterior e envolvidos com atividades de pesquisa. Além disso, todos os equipamentos geofísicos, infra-estrutura computacional, facilidades e recursos materiais do Centro de Pesquisa em Geofísica e Geologia da (CPGG/UFBA) estão disponíveis para auxiliar as atividades didáticas do Curso de Graduação em Geofísica.

Por ser relativamente novo, o curso de graduação formou, até o presente momento, apenas oito geofísicos. Entretanto o Curso de Pós-graduação em Geofísica, com 25 anos de existência, já formou 155 mestres e 35 doutores. De uma forma integrada, estes dois cursos junto com o Curso de Graduação em Geologia estão, presentemente, recebendo apoio financeiro da ANP (Agência Nacional de Petróleo), pelo qual, alunos selecionados podem receber por até dois anos, bolsas de estudos hoje no valor de R$300,00, tendo como compromisso, a especialização na área de petróleo. De uma forma continuada, o estudante tem tido oportunidade, também, de se engajar em atividades de pesquisa com apoio financeiro, através das bolsas de iniciação científica sejam as controladas diretamente pela UFBA, sejam aquelas controladas por professores que tem apoio financeiro para suas pesquisas.

Além de diversas disciplinas, o curso exige que o aluno elabore um trabalho de graduação que, normalmente, tem sido desenvolvido dentro do âmbito do CPGG/UFBA, sob a orientação de um professor. Para suportar esta atividade obrigatória, assim como as demais disciplinas de geofísica, estão disponibilizados, como já dito anteriormente, diversos equipamentos e laboratórios específicos de geofísica. Além dessas facilidades, o acervo bibliográficos está relativamente atualizado tanto em livros como em revistas especializadas. As facilidades na área da informática e multimídia incluem desde os usuais microcomputadores até estações de trabalho RISC com pacotes de programas especializados na área de geofísica. (Atualizada em 29.07.2002)

O profissional

Utilizando medidas de grandezas físicas de naturezas diversas: campo gravitacional, campo magnético, campos e ondas eletromagnéticas, ondas sísmicas, fluxo de calor, etc., o geofísico se propõe, fundamentalmente, a conduzir estudos e pesquisas sobre o interior da Terra, cujos resultados têm grande importância sócio-econômica.  Dependendo do objeto, o estudo é feito em diversas escalas: global, continental e local.   As conclusões apoiadas com os estudos e técnicas geofísicas são extremamente importantes pois, a custos menores, permitem inferir e concluir à distância, sobre a natureza dos materiais, em particular o chamado material geológico, sem a necessidade da coleta direta, em muitas situações, é inexeqüível, por exemplo, no núcleo da Terra.   Além do mais, os resultados e conclusões alcançados pela geofísica são de grande interesse e importância para a humanidade sob aspectos que passam pela previsão de cataclismos naturais (terremoto, vulcanismo, condições climáticas), estudos de impacto ambiental, estudos relacionados a atividade de exploração de recursos naturais (água, minerais e petróleo), estudos relacionados a implantação de obras de engenharia civil, monitoramento de atividades de investigação arqueológica, entre outros.

No Brasil a formação em geofísica se faz na UFBA, na USP e na UFPA em níveis de graduação (bacharelado) e pós-graduação (mestrado e doutorado).  Na UFBA, a formação a nível de graduação ressalta as atividades relacionadas a, assim denominada, geofísica aplicada.  No caso, o geofísico formado na UFBA está apto a atuar em 5 campos de atividade profissional :

  • Geofísica aplicada à exploração de petróleo;
  • Geofísica aplicada à exploração mineral;
  • Geofísica aplicada ao estudo de água subterrânea;
  • Geofísica aplicada à Engenharia Geotécnica;
  • Geofísica aplicada ao monitoramento do meio ambiente.

É muito interessante destacar que a formação do profissional geofísico tem uma forte característica multidisciplinar em temas da área das ciências exatas, principalmente em física, matemática, geologia, processamento de dados e química.

No Brasil, o salário do profissional é similar às das outras profissões técnicas.  Entretanto, se o estudante dominar, por exemplo, o idioma inglês, a sua chance de trabalho no mercado internacional passa a ser uma realidade. (Atualizada em 04.02.2004)

Infraestrutura

O Colegiado do Curso encontra-se instalado no Instituto de Geociências. Os espaços físicos utilizados pelas disciplinas do curso incluem diversas instalações que dependem dos departamentos responsáveis. Típicamente, as disciplinas básicas são ministradas no Instituto de Física, Instituto de Matemática, Instituto de Química, Instituto de Geociências e PAF (Pavilhão de Aulas da Federação).  As profissionalizantes são ministradas no Instituto de Geociências e Instituto de Física.

Com relação as equipamentos e laboratórios, além das instalações e recursos do Instituto de Geociências e Instituto de Física, o curso de Graduação em Geofísica conta com o apoio doCurso de Pós-graduação em Geofísica e do Centro de Pesquisa em Geofísica e Geologia (CPGG/UFBA), em relação às suas instalações físicas, equipamentos de campo, operacionais.

Sendo assim, o curso tem acesso ao:

  • Laboratório de Informática do Instituto de Geociências e os equipamentos de informática do CPGG/UFBA tais como estações de trabalho ("workstations"), "cluster" de microcomputadores para processamento paralelo, microcomputadores, plotadores a jato de tinta, impressoras a laser preto e branco e a cores, impressoras a jato de tinta;
  • Laboratório de Propriedades Físicas das Rochas;
  • Equipamentos geofísico de campo completo e moderno (sismógrafo, magnetômetros, sondas elétricas, gravímetros, radar penetrante no solo (GPR), sistema eletromagnético VLF, sistema eletromagnético SIROTEM, espectrômetro gama portátil).
  • Sala de estudos para os estudantes bolsistas dos programas de Iniciação Científica e da ANP (Agência Nacional de Petróleo).(Atualizada em 29.07.2002)

Histórico

O Curso de Graduação em Geofísica da UFBA deve sua origem no Departamento de Geologia e Geofísica Aplicada do IGEO/UFBA, por iniciativa de pesquisadores do Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Geofísica (PPPG/UFBA), e sua primeira turma ingressou em 1992.

Um fator determinante para sua criação foi a existência do Curso de Pós-Graduação em Geofísica da UFBA, com excelente infra-estrutura material e humana e, sobretudo, consolidada experiência de 25 anos na formação de mestres e doutores em Geofísica, bem como na execução de projetos de pesquisa na área de geofísica aplicada.

Atualmente, todos os 6 doutores em geofísica do departamento são professores dos Cursos de Graduação em Geofísica e em Geologia, assim como, do Curso de Pós-Graduação em Geofísica. Além disso, todos os equipamentos geofísicos, infra-estrutura computacional, facilidades e recursos materiais do CPGG/UFBA estão disponíveis para auxiliar as atividades didáticas dos Cursos de Graduação em Geofísica e em Geologia.  (Atualizada em 29.07.2002)

Saiba mais sobre a Graduação em Geofísica da UFBA aqui.

20/10/2012

Comentários   

João Pitra Espanhol
#1 João Pitra Espanhol 22-12-2015 07:04
Bom dia Prezados,

Sou Angolano, quero obter informações sobre cursos de geofísica na UFBA, isto é o valor cursos para (um) 1 ano assim como condições de alojamento, a universidade dispõem de um campos
Citar

Comente este artigo


Código de segurança
Atualizar