compressao-roaming
Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Bacharelado em Geofísica na USP

Criado em 1984, o curso de Bacharelado em Geofísica do IAG/USP já formou mais de 220 profissionais. Como em todos os cursos de graduação da Universidade de São Paulo, o ingresso é feito por meio de processos seletivos e não há cobrança de mensalidade.

O curso tem duração ideal de 10 semestres, proporcionando sólida formação em Geofísica, Física, Matemática e Computação. As aulas são ministradas por professores doutores do IAG e também dos Institutos de Geociências (IGc), Física (IF) e de Matemática e Estatística (IME) da USP. Atividades práticas em campo e em laboratório complementam a formação do geofísico, contando com a assistência do corpo técnico do IAG.

Matriz Curricular

O curso de Bacharelado em Geofísica tem duração ideal de 10 semestres (prazo máximo: 16 semestres) e é realizado no período diurno. A matriz curricular atualizada pode ser consultada no Sistema Jupiterweb.

Os cursos de graduação do IAG também disponibilizam um catálogo contendo a grade curricular, informações sobre as disciplinas e orientações para procedimentos e decisões de cada etapa do curso. (download)

Carreira e mercado de trabalho

O curso de Geofísica do IAG/USP forma profissionais com capacidade de planejar e executar levantamentos geofísicos, realizar processamento, análise e interpretação de dados e familiaridade com diversos sistemas computacionais.

O geofísico encontra oportunidades de trabalho em campos em crescimento, como o de prospecção e exploração de petróleo, outros recursos minerais e água subterrânea. Também atua com avaliação ambiental e identificação de contaminação do subsolo. Além disso, ele pode dar continuidade a seus estudos na pós-graduação, atuando na pesquisa científica.

Durante a graduação, o IAG/USP oferece oportunidades de Iniciação Científica (desenvolvimento de projetos de pesquisas acadêmicas com a orientação de docente), com possibilidade de bolsas. Estágios (não-obrigatórios) podem ser realizados em empresas privadas e órgãos públicos.

Ingresso

São oferecidas anualmente 30 vagas para o curso de Bacharelado em Geofísica. O ingresso é feito principalmente por meio do vestibular da Fuvest.

Vagas ociosas são oferecidas em processos seletivos para transferência interna (restrita a alunos matriculados em cursos da área de Exatas da USP), transferência externa (para alunos matriculados em cursos superiores de qualquer faculdade) e candidatos com diploma de curso superior. Mais informações podem ser encontradas na página da Seção de Graduação do IAG/USP.

Estudantes que já concluíram o Ensino Médio podem se candidatar para frequentar disciplinas do curso de graduação como alunos especiais, sem vínculo com os cursos de graduação do IAG/USP.

Sobre

O Departamento de Geofísica do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) é um dos principais centros de ensino e pesquisa de Ciências da Terra no Brasil. O IAG está localizado no campus da USP na cidade de São Paulo.

Sucesso na graduação

O curso de Bacharelado em Geofísica foi iniciado em 1984 e já formou mais de 220 profissionais. Com duração de cinco anos, promove sólida formação em Geofísica, Física, Matemática e Computação. O mercado de trabalho para o Geofísico apresenta oportunidades em áreas como exploração de petróleo e outros recursos minerais e avaliação de impacto ambiental, além da possibilidade de carreira acadêmica.

Pós-graduação em crescimento

O Programa de Pós-Graduação em Geofísica do IAG/USP recebeu nota 5 na avaliação da Capes (nota máxima: 7), sendo o mais bem avaliado entre os programas de Geofísica no Brasil. As duas linhas de pesquisa – Geodinâmica e Tectônica Global e Geofísica Aplicada – reúnem mais de vinte orientadores.

Laboratórios modernos e bem equipados e excelentes condições para processamento de dados possibilitam que se realizem pesquisa de ponta na pós-graduação.

Pesquisa para o desenvolvimento científico e tecnológico

Contando com laboratórios modernos, acervo bibliográfico atualizado, equipamentos para pesquisa de campo e boa infraestrutura computacional, os pesquisadores do Departamento de Geofísica do IAG/USP realizam trabalhos importantes para o desenvolvimento das Ciências da Terra e para aplicações em campo.

Em 2011, foram 69 trabalhos publicados em periódicos e anais de congressos internacionais. A pesquisa envolve todo o departamento: corpo docente, pós-doutorandos, doutorandos, mestrandos e estudantes de graduação em Iniciação Científica.

Compartilhando o conhecimento

O Departamento de Geofísica do IAG/USP atua na difusão do conhecimento por meio da realização de seminários e cursos de extensão. Uma de suas atividades mais tradicionais é a Escola de Verão, que recebe estudantes e pesquisadores de outras instituições para cursos condensados no início do ano.

Os pesquisadores do Departamento de Geofísica do IAG/USP também participam de feiras de caráter didático-científico e atendem a consultas de estudantes e da imprensa a respeito de assuntos como abalos sísmicos, campo magnético terrestre e aceleração da gravidade, além de prestarem apoio à defesa civil em ocorrências como sismos de pequena magnitude.

Infraestrutura

A infraestrutura para ensino e pesquisa do Departamento de Geofísica conta com salas de aula informatizadas, laboratórios com equipamentos continuamente modernizados e equipamentos para pesquisa no campo. As instalações computacionais incluem rede sem fio da USP e do IAG/USP e sala pró-aluno com computadores para alunos dos cursos de graduação.

Na biblioteca do IAG, estudantes e pesquisadores têm acesso a livros e periódicos especializados, além de um acervo com quase 6 mil mapas. Os periódicos eletrônicos também podem ser utilizados nas redes USP.

Endereço e contatos

Departamento de Geofísica do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas
Rua do Matão, 1226 - Cidade Universitária São Paulo-SP - Brasil - 05508-090
Tel: +55 (11) 3091-4755 Fax: +55 (11) 3091-5034 - email: geofisica@iag.usp.br

21/10/2012

Comentários   

Domingos Munua Baca
#1 Domingos Munua Baca 12-05-2016 09:25
Ola eu sou angolano, actualmente estou a estudar o curso de Geofisica em angola frequento actualmente o 4 ano de liceciatura em geofisica, mais pretendo terminar a minha licenciatura no brazil e posteriormente fazer o mestrado, amo este curso e por achar o brazil um pais com um maior desenvolvimento nesta area quero saber se é possivel ter uma bolsa para terminar a minha licenciatura ai no brazil
Citar

Comente este artigo


Código de segurança
Atualizar