compressao-roaming
Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Graduação em Geofísica pela Universidade Federal Fluminense

O Curso de Geofísica tem duração de 5 anos e oferece 20 vagas e a possibilidade de o aluno, já na graduação, poder optar entre duas habilitações diferentes (Geofísica de Exploração e Geofísica Marinha e Ambiental) que o encaminham de modo eficaz para o exercício profissional.

O que é Geofísica?

A Geofísica é a ciência que estuda a Terra a partir da observação e quantificação de propriedades físicas dos seus materiais. Ela é fundamental em vários campos como na indústria do petróleo, no monitoramento ambiental e na construção civil.

Perfil do aluno

Qualidades importantes do aluno são a criatividade e o espírito de trabalho em equipe, além da disponibilidade para trabalhos de campo em terra e no mar. Uma boa base em Matemática e Física e habilidade com computadores são de grande valia no seu desempenho acadêmico.

Currículo

O currículo do Curso de Graduação em Geofísica é dividido em dois momentos complementares: um momento básico/introdutório que ocupará a maior parte da carga didática do 1º ao 4º semestre e um segundo momento, no qual os alunos escolherão em uma das linhas de formação ou habilitação do estudante, desde o 5º até o 10º semestre.

O aluno de Geofísica poderá optar pelas seguintes habilitações: Geofísica Marinha e Ambiental e Geofísica de Exploração.

Para cada habilitação será proposto um núcleo mínimo de disciplinas obrigatórias, e um trabalho de conclusão de curso de graduação na área específica. Será facultada ao aluno a opção por um dos dois programas de habilitação, ou, ainda, ao aluno que não optar explicitamente por alguma dessas áreas (por exemplo, aquele cuja realização profissional aponta mais no sentido da pesquisa) será concedido apenas o título de Bacharel em Geofísica.

A carga horária total (CHT) exigida de 4242 horas será a mesma para todos os alunos, independente da opção ou não por alguma habilitação.

Geofísica Marinha e Ambiental

A habilitação em Geofísica Marinha e Ambiental também terá um caráter distintivo em sistemas oceânicos e costeiros, honrando a vocação do Departamento em pós-graduação e pesquisa. No módulo específico serão ministrados conteúdos de Ecologia Marinha e de Sistemas Costeiros, Geografia, Geologia Sedimentar, Geofísica Aplicada, Dinâmica Costeira e Oceânica, Legislação, Análise de Risco e Custo Ambiental e Técnicas de Monitoramento Ambiental e Remediação.

Geofísica de Exploração

A habilitação em Geofísica de Exploração irá explorar aspectos de processamento sísmico, análise de bacias e geoengenharia de reservatório, além de oferecer ferramentas de análise econômica e política, com forte viés para a indústria do petróleo, uma vez que a sua participação na economia do Estado do Rio de Janeiro é expressiva.

 

 

Comentários   

Milena Fernandes
#1 Milena Fernandes 15-12-2015 10:46
Bom dia!
Poderia me dizer se essa matéria tem nos finais de semana?
Citar

Comente este artigo


Código de segurança
Atualizar