Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Pesquisa em Geofísica no IAG-USP

Os projetos de pesquisa em Geofísica no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo (USP) incluem a prospecção de petróleo, água e minerais, o monitoramento da contaminação do subsolo e da água subterrânea, e investigações sobre a estrutura, composição e dinâmica do interior da Terra.

Linhas de Pesquisa em Geofísica

  • Geodinâmica e tectônica global

Compreende o estudo da litosfera através da integração de dados geofísicos, geológicos e geoquímicos para caracterizar a estrutura da litosfera, seu comportamento reológico e sua evolução espaço-temporal, no sentido de obter modelos para a dinâmica da litosfera.

Os principais projetos em andamento no Departamento de Geofísica nesta área são:

- Participação de unidades cratônicas da América do Sul na evolução de supercontinentes

- Estudos da crosta e manto superior no Brasil e na América do Sul

- Integração de dados terrestres, marinhos, aéreos e de altimetria por satélite

- Estudos geofísicos integrados de estruturas crustais e litosféricas

- Dinâmica de isótopos radioativos em rochas, água e solo

- Distribuição vertical das concentrações de U, Th e K e das razões elementares U/Th, U/K, Th/K

- O campo de gravidade, a forma e a estrutura da Terra na placa Sul Americana

- Propriedades termonecânicas da litosfera da América do Sul: margem continental brasileira

- Variações do campo magnético terrestre em diferentes escalas de tempo

- Estudo sismotectônicos no Brasil e na América do Sul

- Aplicação dos métodos geofísicos no estudo da estruturação da área sudeste do estado de São Paulo

- Estudos de sismicidade e de risco sísmico no Brasil e na América do Sul

Projetos de Pesquisa Relacionados:

Projeto de Pesquisa I

  • Geofísica aplicada à prospecção de recursos naturais, à geotecnia e a problemas ambientais

Os estudos desenvolvidos nesta linha de pesquisa são importantes na formação profissional dos alunos, face à demanda crescente por recursos naturais (minerais, água subterrânea, petróleo e gás) e a preocupação da sociedade moderna em preservar e gerenciar esses recursos. Esta linha de pesquisa está voltada a aplicações dos vários métodos geofísicos usados em exploração para a solução de novos problemas e aplicações interdisciplinares, principalmente nas camadas mais superfíciais da crosta terrestre. Também tem interesse no desenvolvimentos de novas ferramentas de análise de dados terrestres, aéreos e espaciais, de novas técnicas na aplicação de metodologias convencionais de exploração e de aprimoramento técnico de equipamentos tradicionais.

Os principais projetos em andamento no Departamento de Geofísica nesta área são:

- Inversão de dados geofísicos

- Caracterização geofísica de inerfer^ncias instaladas no Sítio Controlado de Geofísica Rasa do IAG/USP

- Investigações geofísicas no estudo de sítios arqueológicos

- Caracterização e monitoramento de áreas contaminadas

- Caracterização de aquíferos sedimentares e cristalinos

- Caracterização sedimentológica do fundo de rios, lagos e reservatórios

- Caracterização geofísica do solo para uso em agricultura de precisão

- Mapeamento estratigráfico de detalhe

- Estudos de estruturas de impacto

Departamento de Geofísica

O Departamento de Geofísica do IAG-USP é uma liderança nacional reconhecida internacionalmente em várias áreas de pesquisa. Em sua produção científica constam mais de uma centena de publicações nacionais e internacionais em revistas especializadas, além de inúmeras apresentações em reuniões científicas no país e no exterior.

As pesquisas em "Geofísica e Tectônica Global" enfocam a estrutura e dinâmica da placa litosférica Sulamericana, com diferentes métodos geofísicos: Sismologia, Paleomagnetismo e Magnetismo de Rocha, Geodésia, Gravimetria e Magnetometria, e Geofísica Nuclear.

As pesquisas em "Geofísica Aplicada" envolvem exploração mineral, meio ambiente, hidrogeologia, arqueologia, geotecnia e instrumentação geofísica. Este grupo de docentes mantém um "Sítio controlado de geofísica rasa" e três poços de perfilagens para testes de equipamentos e de novas metodologias.

O Departamento de Geofísica está implantando novas linhas de pesquisa em Hidrogeofísica e Petrofísica. Estas áreas terão no futuro aplicações cada vez mais importantes em setores estratégicos como gerenciamento de recursos hídricos, indústria mineral, petróleo e gás. O IAG-USP procura assim fortalecer sua liderança e contribuição ao desenvolvimento destas áreas no Brasil.

Grupos de Pesquisa e Laboratórios

Pós-Doutorado

O Pós-Doutorado da USP é um programa de pesquisa realizado por portadores de título de doutor nas unidades, museus, órgãos de integração e órgãos complementares, com o objetivo de melhorar o nível de excelência científica da Universidade. As solicitações ao programa de Pós-Doutorado devem ser aprovadas pela Comissão de Pesquisa do IAG.

Iniciação Científica

O programa de Iniciação Científica é uma oportunidade para que estudantes da graduação realizem projetos de pesquisa científica, sob a orientação de um docente da USP. Os objetivos do programa são complementar a formação acadêmica do aluno e promover o desenvolvimento da pesquisa da Universidade. Há possibilidade de bolsas, em editais divulgados pela Comissão de Pesquisa do IAG.

Pré-iniciação Científica

Com o objetivo de despertar o interesse científico em estudantes da rede pública de ensino, a Pró-Reitoria de Pesquisa da USP realiza o programa de Pré-iniciação Científica. Os estudantes recebem bolsa e devem dedicar oito horas semanais para as atividades da pesquisa, que também são acompanhadas por professores das escolas participantes.

Mais informações podem ser encontradas na página da Comissão de Pesquisa do IAG.

Onde

O Departamento de Geofísica do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas fica na Rua do Matão, 1226 - Cidade Universitária São Paulo-SP - Brasil - 05508-090.  Tel: +55 (11) 3091-4755 Fax: +55 (11) 3091-5034 - email: geofisica@iag.usp.br

IAG-USP - 09/10/2012

Comente este artigo


Código de segurança
Atualizar