BDEP: maioridade tecnológica aos 17 anos

Maior repositório de dados e informações técnicas (geofísicas, geológicas e geoquímicas) sobre as atividades da indústria de petróleo e gás natural no Brasil, o Banco de Dados de Exploração e Produção (BDEP), da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) já atingiu a maioridade tecnológica em 17 anos de atividades.

CNPE aprova diretrizes para rodadas de licitações da ANP

O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) aprovou as diretrizes para a realização da 14a. Rodada de Licitações de Blocos para Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural e da 2a. Rodada de Licitações Sob o Regime de Partilha de Produção. 

Petrobras conclui negócio com Statoil no Pré-Sal

A Petrobras informa que finalizou hoje a operação de venda, anunciada em 29 de julho de 2016, de sua participação no bloco exploratório BM-S-8 para a Statoil Brasil Óleo e Gás LTDA.

DNPM e CPRM assinam plano de trabalho

O Plano de Trabalho entre DNPM e CPRM para Avaliação Técnica das Áreas Aptas a Entrar em Disponibilidade trata de cerca de 20.000 processos minerários (números em revisão pelo DNPM), que podem constituir um precioso patrimônio para o setor mineral brasileiro.

24º Congresso Mundial de Mineração realizado no Brasil

Foi realizado na cidade do Rio de Janeiro, no período de 18 a 21 de outubro, o 24th World Mining Congress, uma organização do Instituto Brasileiro de Mineração - IBRAM.

Georadar divulga Nota de Esclarecimento Projeto em Alagoas

Georadar Serviços e Participações S.A. vem a público prestar esclarecimentos sobre a situação do projeto de aquisição de dados sísmicos conduzido pela empresa no estado de Alagoas.

CNPE aprova estudo de áreas para a 14ª rodada de óleo e gás

Conselho Nacional de Política Energética cria Grupo de Trabalho para discutir nos próximos 180 dias as novas diretrizes para a política energética brasileira

Produção de petróleo no pré-sal ultrapassa 1 milhão de barris por dia

Pré-sal já responde por 40% da produção de petróleo operada pela Petrobras no Brasil

Ministro de Minas e Energia anuncia secretários e presidente da EPE

Ministro agradece engajamento dos integrantes do novo time. “Dependemos de todos nessa visão de que podemos aprimorar o setor”, afirmou

ANP prorroga inscrições para Inovação Tecnológica até 6 de junho

O prazo para se inscrever no Prêmio ANP de Inovação Tecnológica foi prorrogado até 6 de junho. Se sua instituição ou empresa desenvolve soluções inovadoras para a indústria de petróleo e gás natural, participe!

ANP assina concessão de áreas com acumulações marginais

A ANP promoveu, no último dia 12 de maio, a assinatura de oito contratos de concessão para as atividades de reabilitação e produção de petróleo e gás natural em áreas inativas com acumulações marginais. As áreas foram licitadas no dia 10 de dezembro de 2015, na 13ª Rodada de Licitações – Etapa de Acumulações Marginais.

Encarte da ANA reúne informações sobre rio Doce

O objetivo da publicação é descrever as características da bacia antes do rompimento da barragem de Fundão e os principais impactos na qualidade e nos usos da água a partir do desastre.

Indústria do petróleo do Brasil vê estímulos em medidas do governo

O governo federal anunciou um pacote de incentivo ao setor de petróleo que poderá destravar US$ 120 bilhões em investimentos. A medida foi bem recebida pela indústria, em um ambiente de preços baixos da commodity e crise econômica e política no Brasil.

Lula, no pré-sal, é o maior produtor de petróleo pela primeira vez

Pela primeira vez, a produção de petróleo no campo de Lula superou a de Roncador, que desde maio de 2014 era o maior produtor. Lula produziu em média 368 mil barris de petróleo por dia, contra 363 Mbbl/d em Roncador.

Encontro de Alunos de Pós-Graduação em Meteorologia

Termina nesta sexta-feira (18/9) o prazo para as inscrições ao XIV EPGMET – Encontro dos Alunos da Pós-Graduação em Meteorologia do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE).  

PDE 2024 prevê investimentos de R$ 1,4 tri em infraestrutura

As contribuições dos agentes interessados para o aprimoramento da proposta podem ser enviadas até 7 de outubro

GXT: Processamento de dados geofísicos

GXT: Processamento de dados geofísicos

Empresa internacional de prestação de serviços geofísicos com sede em Houston, a GX Technology, do grupo ION, atua no Brasil desde 2011 com um centro de processamento de dados (CPD) para atender a indústria do petróleo.

ANP: Especialistas em geofísica do petróleo

ANP: Especialistas em geofísica do petróleo

No universo de 16 servidores que trabalham ou participam de algum modo no Banco de Dados de Exploração e Produção (BDEP), da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural de Biocombustíveis (ANP), apenas dois são geofísicos (um pleno e um sênior) e sete são geólogos. A função dos geofísicos é a de assessorar os geólogos nos quesitos técnicos referente aos dados geofísicos.

A maior empregadora de geocientistas do país

A maior empregadora de geocientistas do país

Maior quadro de geólogos e geofísicos do Brasil, a Petrobras conta atualmente com 1.861 geocientistas, entre os quais 726 geofísicos e 1.135 geólogos. Estes profissionais exercem suas habilidades principalmente na Área de Exploração e Produção (E&P).

Mercado de Trabalho

Mercado de trabalho

A maioria das empresas que utilizam a geofísica no seu dia-a-dia presta serviços para a indústria do petróleo, a grande empregadora de geofísicos.

Por outro lado, há uma série de outras atividades, tanto comerciais como acadêmicas, em que os profissonais de geociências podem utilizar seus conhecimentos de geofísica.

Esta seção se destina a apresentar um conjunto representativo de empresas que empregam geofísicos ou terceirizam serviços de geofísica.