Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

A maior empregadora de geocientistas do país

Maior quadro de geólogos e geofísicos do Brasil, a Petrobras conta atualmente com 1.861 geocientistas, entre os quais 726 geofísicos e 1.135 geólogos. Estes profissionais exercem suas habilidades principalmente na Área de Exploração e Produção (E&P).

A empresa precisa de colaboradores com conhecimento principalmente nas áreas de geologia e geofísica de petróleo, ou seja, um conhecimento nas ciências e técnicas referidas, mas em um grau de aprofundamento nas especificidades voltadas à exploração e explotação de hidrocarbonetos.

Além disso, é importante que eles tenham um conhecimento significativo em todo o tipo de fundamentos científicos que suportem exercer as atividades requeridas, como por exemplo no desenvolvimento tecnológico em geologia e geofísica de petróleo.

Atividades

As principais atividades são aquisição, processamento, interpretação de dados geológicos e geofísicos, caracterização e monitoramento de reservatórios de hidrocarbonetos.

Outra atuação significativa é no desenvolvimento de tecnologias que viabilizam as atividades mencionadas. Atividade fundamental, nesse sentido, ocorre no Centro de Pesquisas (CENPES), em áreas relacionadas aos negócios de E&P.

Secundariamente, geólogos e geofísicos podem atuar também em áreas como Engenharia, Geologia Marinha, etc.

Também não é exigido para todos os geocientistas da Petrobras o diploma de pós-graduação (mestrado ou doutorado). Segundo a empresa, ambos os perfis são interessantes, considerando que há uma vasta gama de atividades desenvolvidas por esses profissionais. Entretanto, em algumas não se exige um avançado conhecimento técnico, enquanto em outras um conhecimento mais aprofundado é requisito fundamental.

A proporção dos cargos (geólogo, geofísico, geoquímico, etc), segundo a empresa, é decorrente da identificação de necessidades de efetivo feita pelas diversas áreas da Companhia. Tais necessidades, uma vez autorizadas pela Diretoria, são atendidas pelo setor de Recursos Humanos (RH) por meio da realização de Processos Seletivos Públicos.

A Petrobras tem demanda para todos os perfis de experiência (júnior, pleno e sênior), mas a empresa consegue contratar efetivamente juniores, a partir de concurso público.

Os profissionais de Geociências ingressam na empresa no cargo Júnior e, baseado em processo de gerenciamento de desempenho, podem percorrer a carreira chegando ao cargo Sênior. Dependendo do perfil profissional, pode também percorrer uma carreira gerencial ou de especialista.

Treinamento

A Petrobras considera que os geofísicos recém-formados não saem totalmente aptos para o trabalho e precisam ainda de treinamento na área de petróleo. O perfil observado varia um pouco entre as várias universidades que oferecem hoje cursos de geofísica. Segundo a empresa, o mais importante é que estes profissionais tenham uma boa formação nos fundamentos físico-matemáticos voltados à geofísica, e também um bom conhecimento de geologia.

A empresa oferece aos recém-contratados um curso introdutório, buscando elevar a um nível mínimo o conhecimento em todas as especificidades voltadas à área de petróleo. Esse curso, de longa duração, obrigatório, é requisito para a contratação dos profissionais, que precisam ter um desempenho adequado.

Ainda nos primeiros anos de carreira a empresa oferece um curso avançado, de nível aprofundado nos fundamentos, também de longa duração para colocar os profissionais em um nível considerado adequado de conhecimento para exercer a função.

Considerando a carreira como um todo, desde o início os profissionais fazem uma diversidade de cursos focados nos temas importantes para o exercício de suas atividades, de curta, média ou longa duração, de níveis variando do básico ao avançado.

A empresa informa ainda que envia seus profissionais para cursos de pós-graduação, no Brasil e no exterior, em universidades que têm reconhecidamente trabalhos significativos nestas áreas.

Salários e benefícios

Mesmo sendo considerado um ótimo lugar para se trabalhar, a Petrobras teve uma pequena taxa de desligamento de Geólogos: 0,80%; Geofísicos: 0,83% em 2012. Até porque os salários não são ruins. Conforme publicado em edital (último PSP: RH-1/2012) o Salário Básico é de R$ 4.414,73 com garantia de remuneração mínima de R$ 6.883,05.

A política de RH inclui uma lista extensa de benefícios:

a) auxílio-creche ou auxílio-acompanhante (somente para empregada);

b) auxílio-ensino (pré-escolar, ensinos fundamental e médio) para filhos(as);

c) assistência multidisciplinar de saúde (médica, odontológica, psicológica e hospitalar) e benefício farmácia;

d) Plano de Previdência Complementar, opcional;

e) PAE - Programa de Assistência Especial (destinado à pessoas com deficiência, filhos(as) de empregados(as));

f) participação nos lucros e/ou resultados;

g) incentivo ao ensino superior para filhos(as) de empregados(as) que estejam realizando cursos requisitados nos processos seletivos públicos da Petrobras para os cargos de nível superior.

As informações foram solicitadas à Área de Exploração da Petrobras e respondidas por e-Mail pela Área de Comunicação.
09/10/2012

Comente este artigo


Código de segurança
Atualizar