BDEP: maioridade tecnológica aos 17 anos

Maior repositório de dados e informações técnicas (geofísicas, geológicas e geoquímicas) sobre as atividades da indústria de petróleo e gás natural no Brasil, o Banco de Dados de Exploração e Produção (BDEP), da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) já atingiu a maioridade tecnológica em 17 anos de atividades.

CNPE aprova diretrizes para rodadas de licitações da ANP

O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) aprovou as diretrizes para a realização da 14a. Rodada de Licitações de Blocos para Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural e da 2a. Rodada de Licitações Sob o Regime de Partilha de Produção. 

DNPM e CPRM assinam plano de trabalho

O Plano de Trabalho entre DNPM e CPRM para Avaliação Técnica das Áreas Aptas a Entrar em Disponibilidade trata de cerca de 20.000 processos minerários (números em revisão pelo DNPM), que podem constituir um precioso patrimônio para o setor mineral brasileiro.

24º Congresso Mundial de Mineração realizado no Brasil

Foi realizado na cidade do Rio de Janeiro, no período de 18 a 21 de outubro, o 24th World Mining Congress, uma organização do Instituto Brasileiro de Mineração - IBRAM.

CNPE aprova estudo de áreas para a 14ª rodada de óleo e gás

Conselho Nacional de Política Energética cria Grupo de Trabalho para discutir nos próximos 180 dias as novas diretrizes para a política energética brasileira

Ministro de Minas e Energia anuncia secretários e presidente da EPE

Ministro agradece engajamento dos integrantes do novo time. “Dependemos de todos nessa visão de que podemos aprimorar o setor”, afirmou

ANP prorroga inscrições para Inovação Tecnológica até 6 de junho

O prazo para se inscrever no Prêmio ANP de Inovação Tecnológica foi prorrogado até 6 de junho. Se sua instituição ou empresa desenvolve soluções inovadoras para a indústria de petróleo e gás natural, participe!

ANP assina concessão de áreas com acumulações marginais

A ANP promoveu, no último dia 12 de maio, a assinatura de oito contratos de concessão para as atividades de reabilitação e produção de petróleo e gás natural em áreas inativas com acumulações marginais. As áreas foram licitadas no dia 10 de dezembro de 2015, na 13ª Rodada de Licitações – Etapa de Acumulações Marginais.

Encarte da ANA reúne informações sobre rio Doce

O objetivo da publicação é descrever as características da bacia antes do rompimento da barragem de Fundão e os principais impactos na qualidade e nos usos da água a partir do desastre.

Indústria do petróleo do Brasil vê estímulos em medidas do governo

O governo federal anunciou um pacote de incentivo ao setor de petróleo que poderá destravar US$ 120 bilhões em investimentos. A medida foi bem recebida pela indústria, em um ambiente de preços baixos da commodity e crise econômica e política no Brasil.

Lula, no pré-sal, é o maior produtor de petróleo pela primeira vez

Pela primeira vez, a produção de petróleo no campo de Lula superou a de Roncador, que desde maio de 2014 era o maior produtor. Lula produziu em média 368 mil barris de petróleo por dia, contra 363 Mbbl/d em Roncador.

PDE 2024 prevê investimentos de R$ 1,4 tri em infraestrutura

As contribuições dos agentes interessados para o aprimoramento da proposta podem ser enviadas até 7 de outubro

ANP: Especialistas em geofísica do petróleo

ANP: Especialistas em geofísica do petróleo

No universo de 16 servidores que trabalham ou participam de algum modo no Banco de Dados de Exploração e Produção (BDEP), da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural de Biocombustíveis (ANP), apenas dois são geofísicos (um pleno e um sênior) e sete são geólogos. A função dos geofísicos é a de assessorar os geólogos nos quesitos técnicos referente aos dados geofísicos.