compressao-roaming
Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Cultura e extensão em São Paulo


Quem estiver na capital paulista, vale agendar uma visita ao Espaço Geofísica, que é aberto ao público.

Voltado a estudantes interessados em conhecer os métodos geofísicos utilizados para a investigação do interior da Terra, o Espaço Geofísica fica no Parque CIENTEC/USP, em frente ao Zoológico de São Paulo, no bairro da Água Funda.

O Espaço Geofísica é uma aula sobre Geofísica, a estrutura interna do  Planeta Terra, sua dinâmica (planeta vivo, com Terremotos, Tsunamis e Vulcanismo) e um breve relato sobre as atividades desenvolvidas pelo Geofísico, incluindo-se o mercado de trabalho para o Geofísico.

Tudo é apresentado através de filmes e imagens, usando-se programas didáticos no computador. Em especial, o Seismic (Terremotos no mundo, desde 1.960), Ondas Sísmicas, Terremoto da Sumatra em 2004 com 300 mil mortos, Prospecção de Petróleo, A Deriva Continental e a Tectônica de Placas.

Ao final, apresentação do sensor de vibrações e do sismógrafo (provocar um terremoto e ver como é registrado instrumentalmente).

O Espaço Geofísica tem duração média de 1 hora e 30 minutos. A atividade é voltada para alunos a partir da 6ª série, universitários e público em geral. O limite é de até 40 pessoas por sessão e, quando se tratar de escolas, é obrigatório que os alunos já tenham estudado “Deriva Continental” e a “Tectônica de Placas”.

O Espaço Geofísica é uma das atrações do Parque CienTec-USP, órgão vinculado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo, que tem como objetivo proporcionar à população a realização de atividades de cultura e lazer da melhor qualidade. Com um aprendizado espontâneo, por meio de programas educacionais orientados, e num ambiente privilegiado e circundado por mata nativa, o Parque oferece uma alternativa moderna para o aprendizado da ciência, da tecnologia e da cultura humanística em geral.

As visitas serão realizadas de segunda a sexta-feira, de janeiro a dezembro, exceto julho. Os agendamentos devem ser feitos pelo telefone: (11) 5077-6312 (Luciane Amaral).


Comente este artigo


Código de segurança
Atualizar