Seabed Mapping with HISAS Sonar For Decommissioning Projects

The decommissioning phase of an oil field occurs at the end of the field’s active life, and it is a critical phase, with potential for oil and chemical leakage that can damage the environment, which is why it is regulated by legislation. 

Tufões, terremotos e a vulnerabilidade humana

Acostumados com o progresso da ciência torna-se difícil explicar por que ainda não se pode prever terremotos. Um dos vários problemas é que eles ocorrem a dezenas de quilômetros de profundidade, locais inacessíveis à medidas diretas sobre o nível de tensões nas falhas geológicas e nas propriedades mecânicas das rochas. (Artigo de Alberto Veloso)

A rejeição à abertura da Reserva Mineral RENCA e suas consequências

Precisamos olhar a atividade de extração mineral sem preconceitos e sem o viés ideológico que tem feito o Brasil desperdiçar tantas oportunidades. O Brasil é um país continental carente de infraestrutura, não podendo prescindir da extração de seus recursos minerais para suportar o desenvolvimento em busca do bem-estar de sua população de mais de 200 milhões de habitantes. (Artigo de Jorge D. Hildenbrand)

Renca: a reserva mineral virou ambiental?

Em 22 de agosto o governo federal editou o decreto nº 9.142/2017, que extinguiu a Reserva Nacional de Cobre e seus Associados (Renca), localizada nos estados do Pará e do Amapá.

Fôlego para o Rio

Estado, responsável por 67% da produção do país, terá seis blocos marítimos em oferta (Artigo de Décio Oddone, diretor-geral da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis publicada em O Globo)

Hoje comemoramos o dia do Geólogo.

É muito difícil, até para mim, um geólogo experiente, definir em poucas palavras a importância da nossa profissão. (Artigo de Pedro Jacobi -Portal do Geólogo)

2016 - Um ano difícil para a mineração

O Estado da Bahia, que ainda é o quinto maior produtor mineral do país, corre sério risco de perder essa posição, mesmo apresentando um arcabouço de bens mineral muito superior ao de Minas Gerais e Pará, hoje os maiores produtores minerais brasileiros.

João Câmara, 1986. Os abalos sísmicos e seus efeitos

Os comentários do Prof. Alberto Veloso (UnB) foram publicados na orelha do livro "João Câmara, 1986. Os abalos sísmicos e seus efeitos", do Prof. Mario Takeya (UFRN).

O nióbio e a realidade brasileira

Sei que você já deve estar cansado de ler e ouvir falar sobre o nióbio e sobre uma teoria da conspiração propagada, frequentemente, na mídia. Sei, também, que você deve se perguntar se tudo isso é verdade.

Venezuela continuará assombrando mercado de petróleo

A esta altura dos acontecimentos, os jornalistas esgotados que aguardam notícias em Viena só desejam um anúncio da Opep. Qualquer anúncio. Para a Venezuela, um dos cinco fundadores originais da Organização de Países Exportadores de Petróleo, qualquer anúncio não serve.

A agonia do Velho Chico

Rio é o principal manancial hídrico de Sergipe. Seu acelerado raquitismo ensejará o aparecimento de volumes mortos e será catastrófico para 52% da população sergipana

O Brasil e o xisto

A U.S. Energy Information Administration (EIA) estima a existência de 6,4 trilhões de metros cúbicos (m3) de recursos de gás de xisto tecnicamente recuperáveis no Brasil, considerando apenas a Bacia do Paraná.

A ameaça de Pasadena: a vez e a hora de Dilma Roussef

Em 2006, quando Dilma Roussef era a Presidente do Conselho de Administração da Petrobras, foi concretizada a compra da Refinaria de Pasadena, no Texas. Estava efetuado o primeiro grande rombo da Petrobras: um marco histórico da corrupção brasileira moderna, cujos desdobramentos só poderiam ser intuídos 10 anos depois...

O diagnóstico do setor mineral

É possível o convívio responsável e harmonioso entre mineração e meio ambiente

Mineração e desmatamento: Vilã ou nem tanto assim?

Ao citar os dois termos, mineração e desmatamento, é constantemente comum que a associação pejorativa seja feita de modo rápido, afinal, a mineração é, com certeza, uma das formas mais claras e evidentes que conhecemos de desmatar florestas e matas, certo?

Mineração: adicionar valor ou morrer tentando...

Durante décadas a maioria dos mineradores do mundo, incluindo as gigantes Vale, Rio Tinto e BHP, se restringiram a produzir minério com o menor valor agregado possível.

Novos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia reúnem 8,7 mil pesquisadores

No segundo ciclo, programa do CNPq indica o financiamento de 101 projetos de pesquisa com impacto em áreas estratégicas e na fronteira do conhecimento, como energia, nanotecnologia, TICs, saúde e questões ambientais

UnB: Meio século de terremotos

Os 50 anos do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília serão comemorados nesta segunda-feira (31/10) com um evento em Brasília em que, entre outras atividades, será lançado o livro "A Sismologia na UnB", do prof. José Alberto Vivas Veloso. 

Carros elétricos devem mudar o mundo: impactos dessa revolução

A mudança iminente para veículos elétricos e digitalmente conectados terá implicações dramáticas para o setor de transporte. Mas este é só uma parte da revolução que afetará diversos segmentos.

Setor mineral aguarda medidas estruturantes

Mineração é uma atividade econômica peculiar. Seu dinamismo depende da descoberta de novos depósitos minerais, não só para renovar as reservas em exaustão, mas também para implantar novas minas. Para que ocorram investimentos em exploração mineral é necessário ter ordenamento jurídico estável e permanente.

Um mar como futuro

Na Comissão de Limites da Plataforma Continental, em Nova York, encontram-se aproximadamente 80 pedidos de países para avaliação da extensão do limite da plataforma continental (leito marinho) além das 200 milhas marítimas (cerca de 370 km). Em jogo está, principalmente, a soberania sobre recursos minerais valiosíssimos depositados em profundidades abissais.

O Aquífero Guarani ameaçado

Cerca de 70% do consumo total de água é para o uso agropecuário, (...) esbarra em interesses políticos e nos resquícios autoritários do agronegócio, sucessores das “plantations”, com seus coronéis congelados no século XVII e XVIII. O consumo pessoal responde por apenas 2% do consumo total.

1000 aplicações e usos de SIG que estão mudando o mundo

O site Gisgeography elaborou uma lista com 1000 aplicações em mais de 50 diferentes indústrias para mostrar como o sistema de informações geográficas (SIG) está mudando o mundo.

Fiquem atentos à retomada do código da mineração

A discussão do novo Código de Mineração já se arrasta no Congresso há cinco anos e meio. É muito tempo.

Sobre a venda do bloco BM-S-8 da Petrobras para a Statoil

O Prof. Cleveland M Jones (UERJ), pesquisador do INOG Instituto Nacional de Óleo e Gás, compartilhou seus comentários sobre a venda do bloco BM-S-8 (Carcará) pela Petrobras para a Statoil.