compressao-roaming

2016 - Um ano difícil para a mineração

O Estado da Bahia, que ainda é o quinto maior produtor mineral do país, corre sério risco de perder essa posição, mesmo apresentando um arcabouço de bens mineral muito superior ao de Minas Gerais e Pará, hoje os maiores produtores minerais brasileiros.

João Câmara, 1986. Os abalos sísmicos e seus efeitos

Os comentários do Prof. Alberto Veloso (UnB) foram publicados na orelha do livro "João Câmara, 1986. Os abalos sísmicos e seus efeitos", do Prof. Mario Takeya (UFRN).

O nióbio e a realidade brasileira

Sei que você já deve estar cansado de ler e ouvir falar sobre o nióbio e sobre uma teoria da conspiração propagada, frequentemente, na mídia. Sei, também, que você deve se perguntar se tudo isso é verdade.

Venezuela continuará assombrando mercado de petróleo

A esta altura dos acontecimentos, os jornalistas esgotados que aguardam notícias em Viena só desejam um anúncio da Opep. Qualquer anúncio. Para a Venezuela, um dos cinco fundadores originais da Organização de Países Exportadores de Petróleo, qualquer anúncio não serve.

A agonia do Velho Chico

Rio é o principal manancial hídrico de Sergipe. Seu acelerado raquitismo ensejará o aparecimento de volumes mortos e será catastrófico para 52% da população sergipana

O Brasil e o xisto

A U.S. Energy Information Administration (EIA) estima a existência de 6,4 trilhões de metros cúbicos (m3) de recursos de gás de xisto tecnicamente recuperáveis no Brasil, considerando apenas a Bacia do Paraná.

A ameaça de Pasadena: a vez e a hora de Dilma Roussef

Em 2006, quando Dilma Roussef era a Presidente do Conselho de Administração da Petrobras, foi concretizada a compra da Refinaria de Pasadena, no Texas. Estava efetuado o primeiro grande rombo da Petrobras: um marco histórico da corrupção brasileira moderna, cujos desdobramentos só poderiam ser intuídos 10 anos depois...

O diagnóstico do setor mineral

É possível o convívio responsável e harmonioso entre mineração e meio ambiente

Mineração e desmatamento: Vilã ou nem tanto assim?

Ao citar os dois termos, mineração e desmatamento, é constantemente comum que a associação pejorativa seja feita de modo rápido, afinal, a mineração é, com certeza, uma das formas mais claras e evidentes que conhecemos de desmatar florestas e matas, certo?

Mineração: adicionar valor ou morrer tentando...

Durante décadas a maioria dos mineradores do mundo, incluindo as gigantes Vale, Rio Tinto e BHP, se restringiram a produzir minério com o menor valor agregado possível.

Novos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia reúnem 8,7 mil pesquisadores

No segundo ciclo, programa do CNPq indica o financiamento de 101 projetos de pesquisa com impacto em áreas estratégicas e na fronteira do conhecimento, como energia, nanotecnologia, TICs, saúde e questões ambientais

UnB: Meio século de terremotos

Os 50 anos do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília serão comemorados nesta segunda-feira (31/10) com um evento em Brasília em que, entre outras atividades, será lançado o livro "A Sismologia na UnB", do prof. José Alberto Vivas Veloso. 

Carros elétricos devem mudar o mundo: impactos dessa revolução

A mudança iminente para veículos elétricos e digitalmente conectados terá implicações dramáticas para o setor de transporte. Mas este é só uma parte da revolução que afetará diversos segmentos.

Setor mineral aguarda medidas estruturantes

Mineração é uma atividade econômica peculiar. Seu dinamismo depende da descoberta de novos depósitos minerais, não só para renovar as reservas em exaustão, mas também para implantar novas minas. Para que ocorram investimentos em exploração mineral é necessário ter ordenamento jurídico estável e permanente.

Um mar como futuro

Na Comissão de Limites da Plataforma Continental, em Nova York, encontram-se aproximadamente 80 pedidos de países para avaliação da extensão do limite da plataforma continental (leito marinho) além das 200 milhas marítimas (cerca de 370 km). Em jogo está, principalmente, a soberania sobre recursos minerais valiosíssimos depositados em profundidades abissais.

O Aquífero Guarani ameaçado

Cerca de 70% do consumo total de água é para o uso agropecuário, (...) esbarra em interesses políticos e nos resquícios autoritários do agronegócio, sucessores das “plantations”, com seus coronéis congelados no século XVII e XVIII. O consumo pessoal responde por apenas 2% do consumo total.

1000 aplicações e usos de SIG que estão mudando o mundo

O site Gisgeography elaborou uma lista com 1000 aplicações em mais de 50 diferentes indústrias para mostrar como o sistema de informações geográficas (SIG) está mudando o mundo.

Fiquem atentos à retomada do código da mineração

A discussão do novo Código de Mineração já se arrasta no Congresso há cinco anos e meio. É muito tempo.

Sobre a venda do bloco BM-S-8 da Petrobras para a Statoil

O Prof. Cleveland M Jones (UERJ), pesquisador do INOG Instituto Nacional de Óleo e Gás, compartilhou seus comentários sobre a venda do bloco BM-S-8 (Carcará) pela Petrobras para a Statoil.

Pré-sal, sonhos e realidades

O que a experiência mostra é que a produção de qualquer recurso mineral começa lentamente e vai crescendo até atingir um pico após o que começa a declinar. Isto acontece ou porque o recurso mineral se esgota ou porque o custo de produzi-lo aumenta muito.

Arábia Saudita muda a geopolítica do petróleo

As mudanças anunciadas alteram as relações com a OPEP, de forma que os países integrantes buscarão maximizar suas quotas no mercado, reduzindo a importância de administrar a produção para influir nos preços de mercado. (Artigo do Prof. José Sergio Gabrielli de Azevedo, Brasil Debate)

O mais surpreendente dos terremotos chineses

Por serem imprevisíveis, os terremotos surpreendem, alguns mais do que outros. Eis a história de um deles ocorrido há exatamente 40 anos, na região nordeste da China.

O uso de drones e vants como tecnologia de apoio à perícia

O artigo de Nilton do Nascimento Braga sumariza a legislação relacionada a VANT´s no Brasil, apresenta os conceitos e definições utilizadas, assim como demostra os diversos usos do VANT principalmente as possíveis aplicações deste na perícia ambiental.

Você sabe como funciona a mineração no Brasil hoje?

O procurador da República Eduardo Henrique de Almeida Aguiar, membro da Força Tarefa Rio Doce, levantou 13 tópicos que você precisa conhecer para entender e discutir melhor o tema.

Terremotos azuis

Terremotos não têm cores, mas a intenção do título é iluminar os sismos que acontecem no mar brasileiro, que não são raros nem desimportantes. Entre dezenas de abalos pequenos, também aparecem tremores com magnitudes expressivas, mostrando que muitos dos maiores sismos brasileiros aconteceram no mar.