Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

É muito difícil, até para mim, um geólogo experiente, definir em poucas palavras a importância da nossa profissão.

Você sabia que por trás de praticamente todos os objetos em sua volta existe a contribuição do Geólogo? Os materiais, metais, tintas, alimentos, medicamentos, combustíveis, fertilizantes, minerais e seus derivados, literalmente tudo aquilo que faz ao humanidade evoluir ...

Sabia que a Geologia é uma das raras profissões que pode ser aplicada em qualquer canto da Terra, dos Oceanos e até do Universo?

Que estudos demonstram que mais de 95% dos geólogos estão satisfeitos com a profissão? Esta estatística é repetida em quase todos os lugares do mundo, pois nós Geólogos adoramos a Geologia!

É raro ver outro grupo de profissionais, que por opção própria, só fala naquele jargão hermético da Geologia, sobre um único assunto: Geologia.

Assim como a maioria não consegue desligar o seu smartphone o Geólogo não consegue facilmente desligar da Geologia. A Geologia de tão interessante, vasta e complexa é viciante.

Será por que se trata de uma Ciência abrangente e extraordinária que lida com a Terra e com o Universo?

Ou o que nos move é que no final de um dia de trabalho intenso, mergulhado na natureza, após subir morros, atravessar matas, tomar banhos em córregos, sempre vai existir aquele papo interessante regado a muita cerveja gelada?

Ser Geólogo é ser curioso.

É ter a natureza como seu escritório e fazer do seu dia a dia a aventura que tantos almejam, mas quase nunca irão conseguir.

É olhar para as rochas (um Geólogo nunca fala em pedras) com um olhar cúmplice que só outro Geólogo, que também conhece, poderá entender.

É falar com propriedade em bilhões de anos como se fossem dias, em mares que já se foram, em ambientes que não mais existem.

É entender a pequenez do ser humano.

É usar a mais alta tecnologia para trabalhar uma microscópica parte de um mineral da mesma forma como ele estuda os processos geológicos que fazem a Terra ser o que é.

Ser Geólogo é ser criativo.

É se emocionar com a descoberta. É ter um martelo, uma lupa, um gps e mudar a história econômica da região e do país.

É ter a certeza de sua importância na sociedade e ver que quase tudo que nos cerca, sem exceção, tem o dedo de um colega Geólogo.

Ser Geólogo é ser Global.

O Universo é a nossa ostra. Podemos atuar em qualquer lugar deste ou de outro planeta ao contrário de tantas outras profissões.

Ser Geólogo é estar feliz com a profissão e não precisar celebrá-la em apenas um dia, mas curti-la ao longo dos 365 dias do ano.

Geólogo Pedro Jacobi - Portal do Geólogo

Comente este artigo


Código de segurança
Atualizar