compressao-roaming
Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Esta área é destinada à livre circulação de materiais didáticos. O objetivo é colaborar na difusão dos conhecimentos geofísicos em língua portuguesa.

 

 As Águas Subterrâneas do Estado de São Paulo  

Autoras: Mara Akie Iritani e Sibele Ezaki. Governo do Estado de São Paulo. - Secretaria do Meio Ambioente - Instituto Geológico - São Paulo • 2 0 0 9

 Glossário de Física da Terra

 Compilado por contribuições e correções voluntárias, o Glossário de Física da Terra não deve ser tomado como uma informação formal do Instituto Dom Luiz (Universidade de Lisboa).

Glossário Geológico do IBGE

Com mais de 1700 verbetes, procura cobrir diversos campos da geologia, através de uma linguagem quase sempre sintética e objetiva, voltada tanto a estudantes quanto a pesquisadores.


 Atlas Brasil - Abastecimento Urbano de Águas

Esta publicação da Agência Nacional de Águas (ANA) é a consolidação final de estudos desenvolvidos desde o ano de 2005, com o objetivo de analiar a oferta de água à população urbana brasileira e propor alternativas técnicas para garantir o abasteimento aos atuais 5.565 municípios do País.


100 Innovations in the Mining Industry

A Manalliance, organização criada em conjunto pela Associação de Exploração Mineral de Québec e a Associação Mineira de Québec, publicou um e-Book (livro eletrônico) listando 100 avanços tecnológicos em exploração e mineração.


Gestão de áreas de riscos e desastres ambientais

O livro organizado por Solange T. de Lima Guimarães, Salvador Carpi Junior, Manuel B. Rolando Berríos Godoy, Antonio Carlos Tavares, foi publicado em 2012 pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia do Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Rio Claro, com o apoio de ALEPH – Engenharia e Consultoria Ambiental e KARMEL – Centro de Estudos Integrados. 


 Estudo sobre os impactos potenciais do fraturamento hidráulico nas fontes de água potável

Progress report from EPA - United States Environmental Protection Agency on a long-term study into the effects of hydraulic fracturing on groundwater. (Released on December 2012)


Geologia USP: 50 Anos

Organizado por Celso de Barros Gomes (ebook online), com prefácio de Shozo Motoyama, coordenador do Centro Interunidades de História da Ciência da Universidade de São Paulo


O Aquífero Urucuia no Estado de Minas Gerais

Lúcio Anderson Martins e Amilton Castro Cardoso, ambos do CPRM – Serviço Geológico do Brasil. As informações desse trabalho compõe parte do Mapa Hidrogeológico do Brasil na escala 1:1.000.000 folhas SE.23 (Belo Horizonte) e SD.23 (Brasilia) em elaboração pela CPRM –Serviço Geológico do Brasil.


Aquífero Guarani X Aquífero Serra Geral

Conjunto de 38 slides produzido pelo Prof. Arthur Nanni (Geociências UFSC - nanni@cfh.ufsc.br) para utilização na formação dos alunos em sala de aula.


Elementos de Geologia - Notas de Aula

A Profa. Vânia Lúcia de Oliveira Portes organizou este trabalho para as disciplinas de Mecânica dos Solos I e II da Faculdade de Engenharia Civil. O livro texto base para a elaboração destas notas de aula é 'Geologia Aplicada à Engenharia', de Nivaldo José Chiossi (Editora do Grêmio Politécnico). E como grande colaborador, o Prof. Mitsuo Tsutsumi.


Guidelines for Application of the Petroleum Resources Management System

Regulamento (em inglês) atualizado pela Society of Petroleum Engineers (SPE), lançado no final de 2011, em parceria com American Association of Petroleum Geologists (AAPG); World Petroleum Council (WPC); Society of Petroleum Evaluation Engineers (SPEE); e Society of Exploration Geophysicists (SEG) para definição, avaliação e categorização de reservas e recursos em jazidas de petróleo. Incluindo os novos capitulos "Estimativa de Recursos de Petróleo através de Procedimentos Determinísticos" e "Recursos não convencionais".


Mapa geológico do Estado de Sergipe

Produzido e lançado em 1997 pela CPRM - Serviço Geológico do Brasil, órgão vinculado ao Ministério de Minas e Energia, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Industrial e de Recursos Minerais de Sergipe, ligada ao Governo do Estado de Sergipe, em 1997.



Atlas Virtual de Sísmica (VSA)

Recurso de acesso aberto para compartilhar a interpretação geológica de dados sísmicos. Ao navegar livremente através do site você vai encontrar imagens sísmicas e interpretações. Pode-se também baixar imagens de alta resolução para seu próprio uso.


Teses e Dissertações em Geociências

O analista GIS Guilherme Soares Dantas desenvolveu o site 'Teses e Dissertações em Geociências', com o propósito de divulgar trabalhos acadêmicos que possam servir como fontes de estudos para profissionais e estudantes. As pesquisas podem ser feitas por meio de mapas ou listas. As duas opções possuem filtros por estado, cidade e categoria (Tese ou Dissertação). Os resumos, assim como os títulos, podem ser pesquisados na opção filtro.


Curso de Magnetometria

Sequência de 50 slides de autoria do Prof. Walter Malagutti Filho,  para apoiar seu trabalho como professor adjunto da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho onde ministra disciplinas da área de Geociências, com ênfase em Geofísica Aplicada e Métodos Geofísicos Potenciais atuando principalmente nos seguintes temas: métodos geoelétricos, gravimetria, magnetometria, métodos sísmicos para a geofisica aplicada e ambiental.


Geologia elementar applicada á agricultura e industria, com hum diccionario dos termos geologicos ou Manual de geologia.

Autor: Nereo Boubée. Publicado no Rio de Janeiro pela Typographia Nacional em 1846 em Português (Traduzido da quarta edição). Aborda Geologia - Mineralogia  - Diamante - Carvão e Dicionários de termos geológicos adotados no Século XIX.


Aplicação da Sondagem Geofísica na locação de poços tubulares profundos

Trabalho apresentado pelo geólogo Fernando Xavier, da Tecgeo - Tecnologia em Sondagens Geofísicas Ltda, no XIII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas.

"A área estudada situa-se geologicamente no embasamento gnáissico-granulítico. Em função de sua fraca potencialidade de armazenar e transmitir água subterrânea, o trabalho buscou identificar descontinuidades no embasamento. A pesquisa envolveu trabalhos hidrogeológicos (preliminares) e de sondagem geofísica através do método da eletrorresistividade".


"Uma nova metodologia para inversão e coleta de dados magnetotelúricos"

Tese apresentada pela Profa. Lúcia Maria da Costa e Silva ao Curso de Pós-Graduação em Geofísica da Universidade Federal do Pará para a obtenção do título de Doutora em Geofísica.


Fundamentals of Geophysics', de William Lowrie, (Cambridge - Second Edition)

A segunda edição foi totalmente revisada e atualizada e é o livro didatico ideal para alunos de graduação em Geociências com nível de conhecimento inicial em Física e Matemática.


Glossário Geológico Ilustrado

Publicação Online coordenada por Manfredo Winge, é um sistema dinâmico sujeito a correções e complementações e conta com diversos autores colaboradores.


Consequências da dinâmica interna da Terra - Atividade Sísmica

Conjunto de 51 slides com um resumo didático e histórico sobre Terremotos.


Videos tutoriais da Golden Software

Ao clicar no título de cada software você será conduzido à página onde se concentram os videos tutoriais, podem ser vistos online ou baixados para o seu PC.


Programação em Geofísica

O Prof. Marcelo Peres Rocha, da Universidade de Brasilia criou um blog para disponibilizar as apostilas de suas disciplinas de Graduação em Geofísica.

Programação em Geofísica

Aula 01
Aula 02
Aula 03
Aula 04

Geofísica de Campo

Aula 01 - Planejamento e Aquisição


Perfilagem Geofísica em poço aberto - 1990

Ótima apostila de Perfilagem Geofísica de autoria do profesor e empresário Geraldo Girão Nery, onde os alunos serão capazes de identificar qualitativamente e quantitativamente camadas potencialmente produtoras de óleo e/ ou gás, perfuradas por um poço, a partir de suas propriedades elétricas, acústicas e/ ou radioativas. Para tanto deverão saber como: reconhecer litologia, ler resistividades, calcular porosidades e saturações de óleo, através dos perfis elétricos, mecânicos, acústicos e radioativos corridos nos poços.

Para fazer o download, clique aqui.


Fundamentos de Geotecnia - Carlos Nunes da Costa

Anotações de aula entre 2006 e 2007 tomadas na Faculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Engenharia Civil - Universidade Nova de Lisboa.


Modelagens magnetotelúrica e sísmica na Bacia do Espírito Santo - Sonali de Araujo José

Tese apresentada ao Centro de Ciência e Tecnologia da Universidade Estadual do Norte Fluminense, como parte das exigências para obtenção do título de Mestre em Engenharia de Reservatório e de Exploração. Orientador: Antonio Abel González Carrasquilla, D.Sc. Co-orientador: Lino Brito Teixeira, M.Sc. (Macaé-RJ - Março de 2005)


Os impactos ambientais da pesquisa sísmica marítima - Cristiano Vilardo Nunes Guimarães

Tese apresentada ao Programa de Formação Profissional em Ciências Ambientais - Núcelo de Ciências Ambientais do Instituto de Biologia & Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Rodrigo Medeiros, Rio de Janeiro/RJ, em Junho de 2006.


Revisão crítica da aplicabilidade dos métodos geofísicos na investigação de áreas submersas rasas - Luiz Antonio Pereira de Souza

Tese apresentada ao Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo, como parte dos requisitos para a obtenção do título de Doutor em Ciências, área de Oceanografia Química e Geológica. Orientador: Prof. Dr. Moysés Gonsalez Tessler. São Paulo - 2006.


Manual Técnico de Geomorfologia - IBGE - 2ª Edição

O Instituto Brasileiro de Geografi a e Estatística - IBGE, através da Diretoria de Geociências, tem a satisfação de apresentar à sociedade brasileira o Manual técnico de geomorfologia, que contempla técnicas e procedimentos para interpretação e mapeamento do relevo, com a expectativa de atender a setores da sociedade que necessitam deste tipo de informação, cumprindo parte de sua missão institucional de retratar o Brasil com informações necessárias ao conhecimento de sua realidade e ao exercício da cidadania.


Potencial aurífero de uma região no Vale do Ribeira/SP

Potencial aurífero de uma região no Vale do Ribeira/SP estimado por modelagem de dados geológicos, geoquímicos, geofísicos e de sensores remotos em um sistema de informações geográficas. Tese de Doutorado defendida por Mônica Mazzini Perrotta em 1996 pelo Programa de Pós-Graduação em Geoquímica e Geotectônica do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo, tendo como orientador o Prof. Dr. Mario da Costa Campos Neto.


Acidentes geológicos urbanos - Luís Marcelo de Oliveira

Geólogo da MINEROPAR - Serviço Geológico do Paraná, o autor apresenta uma síntese sobre os principais processos responsáveis pela deflagração de acidentes geológicos em áreas urbanas, cuja origem se relaciona ao uso inadequado do solo pela falta de informações básicas sobre o meio físico no processo de planejamento urbano (Curitiba - 2010)


Manual de Fundamentos de Geofísica -  J. Miguel Miranda e Outros

Estes elementos destinam-se ao apoio a disciplinas básicas de Geofísica e são de utilização livre. Erros, omissões e comentários devem ser comunicados para jmiranda@fc.ul.pt

 

Cap1_SIstema_Solar.pdf

Cap2_Sismologia.pdf

Cap3_Campo_Magnetico.pdf

Cap4_Forma_da_Terra.pdf

Cap5_Geoelectricidade.pdf

Cap6_Fluxo_de_Calor.pdf


 

Software Livre para inversão de dados EM34 e VLF-EM

Inv2DVLF


Estante Virtual do Serviço Geológico do Brasil (CPRM)

Hidrologia Estatística

Geodiversidade do Brasil

Geologia Médica no Brasil

Geocronologia Aplicada ao Mapeamento Regional

Geologia, Tectônica e Recursos Minerais do Brasil

Província Mineral do Tapajós: Geologia, Metalogenia e Mapa Previsional para Ouro

Tendências Tecnológicas Brasil 2015 - Geociências e Tecnologia Mineral

Tectonic Evolution of South America

Paleontologia das Bacias do Parnaíba, Grajaú e São Luís – Reconstituições Paleobiológicas

Geologia do Estado de Mato Grosso

Geologia do Estado de Mato Grosso do Sul

Geologia do Estado do Pará

Geologia do Estado do Rio Grande do Norte

Geologia do Estado de Rondonia

Geologia do Estado do Amazonas

Província Mineral de Alta Floresta

Apa Carste de Lagoa Santa

Índice de Informações Cartográficas da RMR

Levantamento Gravimétrico da Área Sedimentar da RMR

Metodologia para Estudos Neotectônicos Regionais

Projeto Diagnóstico do Meio Físico da Bacia Lagoa Olho D’Água

Turismo Geocientífico – Uma Viagem no Tempo

Projeto Rio de Janeiro

Projeto Porto Seguro - Santa Cruz de Cabrália

Sistema de Informação Geoambiental de Cuiabá, Várzea Grande e Entorno

Sistema de Informações Geoambientais da Região Metropolitana do Recife

Atlas Geoambiental


 

Métodos Sísmicos - Francisco José Fonseca Ferreira - UFPR

Material didático do curso de Pós-Graduação em Geologia,  disciplina de  Geofísica Exploratória, de autoria do Prof. Francisco José Fonseca Ferreira, da Universidade Federal do Paraná ( Curitiba - 2002) .
O Prof. Ferreira coordena o Laboratório de Pesquisas em Geofísica Aplicada do Departamento de Geologia (UFPR)

Apostila única


Métodos Sísmicos - João Carlos Dourado - Unesp - Rio Claro

Os arquivos em PDF a seguir contém textos didáticos de autoria do Prof. João Carlos Dourado, apresentados na parte teórica da disciplina "Geofísica Aplicada", para alunos do 3º ano do curso de graduação em Geologia do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da UNESP - Campus de Rio Claro. Os textos são revisados anualmente pelo autor que solicita e agradece sugestões e indicações de possíveis erros através do e-mail: jdourado@rc.unesp.br.

Aula 1     Ondas Sísmicas
Aula 2     Parâmetros Elásticos
Aula 3     Detecção e monitoramento de eventos sísmicos
Aula 4     Sísmica de Refração - Parte I
Aula 5     Sísmica de Refração - Parte II
Aula 6     Sísmica de Reflexão - Parte I
Aula 7     Sísmica de Reflexão - Parte II
Aula 8     Sísmica de Reflexão - Parte III


Apostilas e Exercícios de Perfilagem Geofísica - Geraldo Girão Nery

O professor e empresário Geraldo Girão Nery autorizou a disponibilização de suas apostilas e exercícios sobre o tema. Os links estão diretamente associados ao site do autor http://www.geraldogirao.com Neste mesmo endereço encontra-se também uma vasta bibliografia sobre as técnicas.

 

APOSTILA 1 - Introdução
APOSTILA 2 - Petrofísica
APOSTILA 3 - Perfil de Raios Gama
APOSTILA 4 - Perfil do Potencial Espontâneo
APOSTILA 5 - Perfis com Eletrodos Galvânicos
APOSTILA 6 - Indução
APOSTILA 7 - Sônico
APOSTILA 8 - Densidade
APOSTILA 9 - Neutrônicos
APOSTILA 10 - Interpretação - 1
APOSTILA 11 -  Interpretação - 2
APOSTILA 12 - Interpretação - 3

EXERCÍCIO 1 - GENERALIDADES - Manipulação de gráficos e equações básicas da perfilagem geofísica para a determinação de resistividades das rochas e de águas de formação. 
EXERCÍCIO 2 - PERFIL DE RAIOS GAMA - Interpretação qualitativa e quantitativa da argilosidade (VSHGR), a partir da curva de Raios Gama.
EXERCÍCIO 3 - CURVA DO POTENCIAL ESPONTÂNEO - Interpretação qualitativa e quantitativa do SP, correlação com a curva de Raios Gama para definição da litologia. Cálculo da Resistividade da água da formação (RwSP).     
EXERCÍCIO 4 - PERFIL ELÉTRICO CONVENCIONAL - ES : Interpretação qualitativa e quantitativa da Curvas Normal Curta (R16), Normal Longa (R64) e Lateral (R18.8). Uso de gráfico para correções ambientais.
EXERCÍCIO 5 - PERFIL DE INDUÇÃO - 6FF40 : Interpretação qualitativa e quantitativa da Curvas Normal Curta (R16) e RILD. Estimativa de SW.
EXERCÍCIO 6 - Uso conjunto dos perfis de Rt e Rxo - Perfil de invasão - Cálculo da Mobilidade Fluida - Movable Oil Plot (M.O.P.) 
EXERCÍCIO 7 -  PERFIL SÔNICO - ( Bore Hole Compesated ) - Aplicações Teóricas e Práticas do princípio ferramental. Cálculo da porosidade. 
EXERCÍCIO 8 - PERFIL DE DENSIDADE - ( Formation Density Log ) Uso e Aplicação do Perfil de Densidade - Cálculo da Porosidade. Correlação entre as curvas do DT do sônico e RHOB do densidade.
NA01A.las ( 25 kb )        
EXERCÍCIO 9 - USOS DOS PERFIS NEUTRÔNICO - CNL e DENSIDADE - FDC : Cálculo das porosidades Densidade (PHID), Neutrônica (PHIN), Gaymard (PHIG) e Efetiva (PHIE).
EXERCÍCIO 10 - USOS DOS PERFIS NEUTRÔNICO - CNL e DENSIDADE - FDC : Cálculo das porosidades Densidade (PHID), Neutrônica (PHIN), Gaymard (PHIG) e Efetiva (PHIE).Outras aplicações.


Apostilas de Luiz Rijo

Atendendo a pedidos, o Geofísica Brasil disponibilizará temporariamente as apostilas do Prof. Luiz Rijo para download por outro caminho. O site original que era mantido e alimentado pelo próprio autor falecido em junho de 2009 está em manutenção e o acesso, bloqueado. Portanto, baixe aqui o pacote com todas as apostilas. Bons estudos.


Perfilagem de poços de petróleo

Apostila de José Eduardo Ferreira Jesus - Engenheiro de Petróleo da Petrobras.

 


Field Geophysics - The Geological Field Guide Series,  por John Wiley

Em sua terceira edição, o livro oferece informações práticas e ajuda a todos os engagajados em levantamentos geofisicos terrrestres em pequena escala. Procura acompanhar os avanços tecnológicos em instrumentação e no desenvolvimento de aplicativos. Cobrindo áreas como exploração mineral, estudos ambientais e de engenharia, hidrogeologia e arqueologia, o livro enfatiza aplicações práticas e problemas comuns. Métodos de interpretação simples são discutidos, com ênfase particular em interpretações preliminares, como elementos importantes no campo do controle de qualidade.


Dictionary of Earth Science - McGraw-Hill (2ª Ed.)

Derivado do renomado Dicionário de Termos Técnicos e Científicos McGraw-Hill (6ª Ed.), esse livro de referência oferece informação essencial para profissionais, estudantes, autores ou leitores em geral interessados em ciências.


Fundamentals of Geophysics - William Lowrie

Segunda edição revista e atualizada contém questões e exercícios, que a fazem o livro texto ideal para estudantes de graduação em geociências com algum grau de conhecimento inicial em física e matemática. Oferece uma abordagem abrangente dos principios fundamentais de cada ramo maior da geofísica e apresenta a geofísica dentro de um contexto mais amplo das placas tectônicas, da geodinâmica e da ciência planetária. As respostas dos exercícios e as cópias digitais das figuras estão disponíveis em www.cambridge.org/9780521859028


Geodiversidade do Brasil: Conhecer o Passado, para entender o Presente e prever o Futuro

Produzido pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), o livro visa oferecer aos diversos segmentos da sociedade uma tradução do conhecimento geológico-científico.Editado pelo responsável pelo Departamento de Gestão Territorial da CPRM, Cássio Roberto da Silva, o livro conta com a participação dos estudos de 37 geocientistas (29 da CPRM, 5 da ANP, 2 da Embrapa e 1 da Cnen). Nos 14 capítulos, foram abordados temas desde a origem e a evolução do planeta Terra até os dias atuais. Uma atenção especial é dada à água, substância vital para a vida, e às imensas riquezas minerais, tanto no continente, quando no fundo marinho. De acordo com prefácio escrito pelo diretor de Hidrologia e Gestão Territorial da CPRM, José Ribeiro Mendes, – poderíamos acrescentar “da Humanidade”, dada à importância que o conhecimento da geodiversidade vem ganhando nas últimas décadas – se referindo ao título.


Waldemar de Albuquerque Assis - Um homem, seu tempo e sua circunstância.

Resumo histórico e biográfico inédito reunido pelos filho do engenheiro de minas e geofísico aposentado da Petrobras que vive no Rio de Janeiro aos 89 anos. A pedido do Geofísica Brasil, Regina Lucia Pereira de Assis Luz e Eduardo Jose Pereira de Assis pesquisaram e organizaram um depoimento de seu pai, Waldemar de Albuquerque Assis, um dos principais protagonistas da história do nascimento da Petrobras e do desenvolvimento da indústria do petróleo no Brasil.


A Ciência da Exploração - Geologia do Petróleo -

Separata do livro 'Petróleo' de Roberto G. de Souza.


Os Satélites e suas aplicações

Esta publicação faz parte da Série Espacializando idealizada e produzida pelo Sindicato dos Servidores Públicos Federais na Área de Ciência e Tecnologia do Vale do Paraíba (SindCT). A autora Teresa Gallotti Florenzano destaca a importância direta e indireta do desenvolvimento da tecnologia espacial. Aprenda o que são satélites, como são produzidos e para que servem. Teresa Gallotti Florenzano é formada em Geografia, mestre em Sensoriamento Remoto pelo INPE e doutora em Geografi a Física pela Universidade de São Paulo - USP. É pesquisadora na Divisão de Sensoriamento Remoto do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE, em São José dos Campos, SP.


Pesquisa em depósitos minerais

Em 1965, um grupo de geólogos econômicos europeus se reuniu em Heidelberg e decidiu criar a Sociedade de Geologia Aplicada a Depósitos Minerais (SGA) para publicar documentos que seriam intitulados Mineralium Deposit.

Jingwen Mao e Frank P. Bierlein reuniram esses documentos e editaram essa importante publicação ("Mineral Deposit Research: Meeting the Global Challenge", no original em inglês) que apresenta um sumário abrangente de desenvolvimentos tecnológicos de ponta através de uma enorme gama de temas de extrema importância para as comunidades globais de pesquisa, exploração e mineração. (Indicação: Geologia de Buteco)


Tratado de Geofísica (em inglês)

Organizado pelo Prof. Gerald Schubert, do Departamento de Ciências Espaciais e da Terra, do Instituto de Geofísica e Física Planetária da Universidade da Califórnia (UCLA), esse tratado é constituido por 10 volumes e tem como objetivo cobrir cada área da Geofísica, do básico ao inovador, de modo que tanto o estudante novato possa estudar o assunto como também o pesquisador avançado possa adquirir uma visão atualizada e detalhada do estado da arte de cada campo. O conteúdo de cada volume foi implementado com a participação ativa de editores que garantiram a cada área abordada neste tratadoo o beneficio de múltiplas conexões para outras áreas.(Indicação: Geologia de Buteco)

Volume 1 - Seismology and Structure of the Earth
Volume 2 - Mineral Physics
Volume 3 - Geodesy
Volume 4 - Earthquake Seismology
Volume 5 - Geomagnetism
Volume 6 - Crustal and Lithosphere Dynamics
Volume 7 - Mantle Dynamics
Volume 8 - Core Dynamics
Volume 9 - Evolution of the Earth
Volume 10 - Planets and Moons

Parte 1

Parte 2

Parte 3


Estudos Geofísicos para locações de poços tubulares no Aquífero Fissural da área-piloto Juá - Iraçauba/Ceará

Roberto Gusmão de Oliveira, José Alberto Ribeiro e Oderson Antônio de Souza Filho assinam este trabalho que aborda o uso de técnicas de eletrorresisitividade na pesquisa de água subterrânea em rochas cristalinas fraturadas. Estudo foi produzido em 2003 no âmbito do Programa de Água Subterrânea para a Região Nordeste pela CPRM - Serviço Geológico do Brasil / Secretaria de Minas e Metalurgia / Ministério de Minas e Energia.

 


Fundamentos de Geofísica, por J.M. Miranda e P.T. Costa

Centro de Geofísica da Universidade de Lisboa

Capítulo 1
Capítulo 2
Capítulo 3
Capítulo 4
Capítulo 5

Capítulo 6


Introdução ao Geomagnetismo, por J. M. Miranda

Centro de Geofísica da Universidade de Lisboa

Capítulo 1
Capítulo 2
Capítulo 3
Capítulo 4
Capítulo 5
Capítulo 6
Capítulo 7


Geomag Experimental - Magnetismo de Rocha, por Eric Font

Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG/USP)

Compreender a origem e o caráter do magnetismo de rocha, a maneira pela qual a rocha adquiriu sua magnetização remanescente, é imprescindível para os estudos paleomagnéticos. Isto traz informações sobre o comportamento do campo magnético terrestre na época de formação da rocha e tem aplicações na correlação estratigráfica (magnetoestratigrafia), datação relativa e reconstrução dos movimentos da litosfera (Paleomagnetismo).


Manual de Prospecção Geofísica I, por Fernando Santos

Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4

Estes elementos destinam-se ao apoio da disciplina de PG-I do Instituto Geofísico Infante D Luiz de Lisboa e são de utilização livre. Erros, omissões e comentários devem ser comunicados para fasantos@fc.ul.pt.

PG-CAP2

PG-CAP3

PG-CAP4-Resistividade

PG-CAP4-M-Indutivos

PG-CAP4-MT

PG-CAP8-ProbInverso

CL-Esp-Trabalho1

CL-Esp-Trabalho2


Manual de Riscos Naturais, por J. Miguel Miranda

Centro de Geofísica da Universidade de Lisboa

Os perigos naturais podem ser subdivididos em várias categorias de acordo com a origem: perigos geológicos (sismos, explosões vulcânicas, tsunamis, deslizamentos de terrenos, cheias, subsidência, impacto de objetos extraterrestres); perigos atmosféricos (ciclones tropicais, tornados, secas, trovoadas, relâmpagos) e outros perigos naturais (infestações e incêndios).

riscos_naturais_cap1.pdf

riscos_naturais_cap2.pdf

riscos_naturais_cap3.pdf

riscos_naturais_cap4.pdf

catalogo_total_mm.xls


Dissertações e Teses em Geociências no Brasil (Resumos)

Instituto de Geociências da Universidade de Brasília

Doutorados

Mestrados


Geodésia Física, por João Catalão,

Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa/ Departamento de Matemática

Foi Isaac Newton o primeiro a formular matematicamente, na sua famosa lei da gravitação universal, o fato de que quaisquer dois corpos físicos se atraem mutuamente.


Problemas de Gravimetria, por J. M. Miranda

Centro de Geofísica da Universidade de Lisboa

1. Se um pêndulo com 1m de comprimento e a massa de 1 kg completasse uma
oscilação em 2 seg, qual o valor da gravidade ?


Introdução ao Curso de Sismologia Básica, por Lucas V. Barros,

Universidade de Brasília

A Sismologia, dentre todas as ciências da Terra, é a que tem maior alcance vertical, na medida em que as ondas sísmicas geradas por grandes terremotos, podem viajar várias vezes por todo o interior da Terra, voltando à superfície (onde são registradas) trazendo informações sobre as estrutura mais profunda de nosso planeta.


Informe Mineral - DNPM

Departamento Nacional de Pesquisa Mineral do Ministério das Minas e Energia

Desenvolvimento e Economia Mineral (1º semestre de 2008)

Informe Mineral Regional Amazônia- DNPM/PA


Monitoramento de Explosões Nucleares

Para dar suporte ao Tratado - CTBT, foi criada a Organização do Tratado para a Proibição Completa de Testes Nucleares (CTBTO - Comprehensive Test Ban Treat Organization) e uma e suas principais atribuições é verificar o cumprimento do CTBT no âmbito de quatro tecnologias: Infrassônica, Radionuclídeos, Hidroacústica e Sísmica.


Equipamentos

Prospecto dos resistivímetros Geotest RD-1000A e RD-300B, de fabricação nacional.

Prospecto do imageador de resistividade e polarização induzida Geotest IRPI-1000, de fabricação nacional.

Comentários   

Ivo
#1 Ivo 15-12-2014 08:49
Quero aprender mais sobre geofísica
Citar

Comente este artigo


Código de segurança
Atualizar