Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Promovido pela Associação Brasileira de Geólogos de Petróleo (ABGP), será realizado de 7a 8  de novembro, no Rio de Janeiro, o short course Métodos não-convencionais para Exploração de Hidrocarbonetos, ministrado pelo geólogo do petróleo Gabriel Barberes.

A iniciativa faz parte do Programa de Short Courses ABGP 2017.

Apresentação

As emanações naturais de hidrocarbonetos tem sido, historicamente, importantes motores da exploração petrolífera global, como um indicador direto de acumulações de gás e/ou óleo em subsuperfície. Elas ocorrem praticamente em todas as bacias petrolíferas, ao longo de um sistema complexo de falhas, fraturas, microfraturas e planos de estratificação, e compõem a base para muitos métodos geoquímicos, microbiológicos e geofísicos (não-sísmicos) de detecção de hidrocarbonetos em superfície. Este curso visa apresentar aos participantes métodos não-convencionais de exploração de hidrocarbonetos, como sensoriamento remoto com imagens de satélite, normalização do tório (radiação gama) e prospecção geoquímica de superfície.

O instrutor

Gabriel Barberes iniciou seu curso de Geologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro, tendo sido concluído na Universidade de Coimbra (Portugal). Também nesta instituição concluiu o seu Mestrado em Geologia do Petróleo, financiado por um consórcio formado pelas empresas Partex Oil&Gas (Portugal) e Repsol E&P (Espanha). Concluiu o Doutorado Europeu em Geologia na Universidade de Coimbra, com o estágio doutoral realizado na Universidade de Barcelona (Espanha) e financiado pela empresa Statoil (Brasil-Noruega). Sua experiência inclui trabalhos em sistemas convencionais da bacia de Bristol Bay (Alasca-EUA) e em sistemas não-convencionais das regiões da Pomerânia (Polônia) e Alentejo (Portugal). Atualmente trabalha como geólogo em interpretação e caracterização de óleos e gases das bacias atlânticas brasileiras (Bureau Veritas/Petrobras).

Serviço

Minicurso: Métodos não-convencionais para Exploração de Hidrocarbonetos

Instrutor: Gabriel Barberes

Data: 7 e 8 de novembro de 2017

Horário: das 9h às 17h

Local: Rio de Janeiro

Inscrições e informações: abgp@abgp.com.br

Mais informações neste link

Geofísica Brasil

Comente este artigo


Código de segurança
Atualizar