Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

O Programa de Educação Continuada da SBGf promoverá entre os dias 16 a 19 de outubro de 2017, no Rio de Janeiro, o Curso Fundamentos e Aplicações do Método GPR, com carga horária de 32 horas. Este curso será ministrado pelo geofísico Jandyr de Menezes Travassos.

O curso tem por objetivo promover o conhecimento necessário à utilização do método GPR, desde os seus fundamentos à sua utilização prática. Permitir ao profissional uma visão crítica da utilização do método, tendo como base os fundamentos físicos, as suas aplicações práticas e suas limitações. Fornecer subsídios às decisões relativas à escolha do equipamento, da estratégia de obtenção de dados e do fluxo de processamento. Expor de forma clara e rigorosa as etapas de processamento, imageamento, análise e interpretação dos dados. Realizar análise crítica de resultados de campo e de alguns estudos de casos.

Requisitos para os participantes

Os participantes deverão ser graduados em geofísica, geologia ou física, preferencialmente atuando em geofísica, ou graduados em outras áreas afins que estejam matriculados em cursos de mestrado ou de doutorado em Geofísica.

Ementa

  • Fundamentos do Método. O GPR no contexto da Geofísica Aplicada. Equações de Maxwell. Figuras de radiação; antena elementar. Propagação de ondas EM. Reflexão das ondas EM. A polarização das ondas EM. Propriedades elétricas/magnéticas das rochas. Atenuação e Dispersão. Guias de onda.
  • A Instrumentação Princípios de Operação. O acoplamento e o empilhamento. A velocidade de aquisição. Resolução x frequência. Configuração das antenas. Amostragens temporal e espacial. O tamanho da janela de aquisição e a profundidade de penetração. Geometria de levantamento (superfície e poço).
  • Aquisição Planejando um Levantamento. Estratégias de Campo. Tipos de equipamentos e antenas. Configuração das antenas GPR. Sistema multi-canais, arranjos de antenas. Levantamentos multi-afastamento, time-lapse, 2.5-D e 3-D. Amostragens temporal e espacial. Reflexões no ar. Influência da altura da antena.
  • Processamento Processamento básico (afastamento mínimo). Atributos do traço. Interpolação/reconstrução de traços. As estimativas da velocidade. Imageamento. Modelagem numérica. As técnicas de FDTD e FE. Modelos constitutivos e/ou efetivos do meio.
  • Aplicações e análise de dados. Estudo de Casos. Análise de solos. Água subterrânea. Hidrodinâmica. Estratigrafia. Vazamentos e contaminação. Agricultura. Engenharia. Criminalística. Criogenia.

Instrutor

Jandyr de Menezes Travassos é bacharel em Física com Mestrado em Geofísica pela UFRJ, PhD em Geofísica pela University of Edinburgh e British Geological Survey (1987) e Pós-doutorado no Lamont-Doherty Observatory (1999). Pesquisador Visitante do LAMEMO/COPPE/UFRJ. Profissional que atua em diversas áreas da Geofísica, com ênfase na utilização dos métodos eletromagnéticos.

Serviço

Educação Continuada: Fundamentos e Aplicações do Método GPR

Data: 16 a 19 de outubro de 2017.

Horário: 08 às 17h.

Local: Centro - Rio de Janeiro

Formulário de inscrição.

Enviar formulário de inscrição para sbgf@sbgf.org.br

Informações aqui.

Comente este artigo


Código de segurança
Atualizar