compressao-roaming

ANP prevê Brasil autossuficiente em petróleo no início da próxima década

 O novo diretor-geral da ANP, Décio Oddone, prevê para o início da próxima década a autossuficiência do País em petróleo. "Seremos grandes exportadores de petróleo", afirmou, após participar da cerimônia de posse na direção-geral da agência.

Samarco estuda alternativas para operar por pelo menos mais 10 anos

A mineradora Samarco está estudando novas alternativas para depositar rejeitos de mineração, após o rompimento de uma de suas barragens há pouco mais de um ano, e já mapeou estruturas que poderão garantir suas operações por pelo menos uma década, afirmou o presidente da empresa, Roberto Carvalho.

PGN ganha mais tempo para avaliar descobertas no Parnaíba

A ANP aprovou a extensão dos planos de avaliação da descoberta (PAD) do poço 1-OGX-97-MA, batizado de Basílios, e 1-OGX-77-MA, 1-OGX-82-MA e 1-OGX-122-MA, chamados de Fazenda Axixá, Fazenda São Francisco e Fazenda Roseno.

Topázio recebe propostas

Geopark, JP Oil, Ouro Preto, Parnaíba Gás Natural, Santana, em consórcio com PetroRecôncavo, Tarmar e Tek estão entre as empresas que apresentaram propostas pelos campos terrestres do projeto Topázio, da Petrobras.

Vale obtém licença de operação para o maior projeto de sua história

O projeto bilionário de minério de ferro da mineradora Vale S11D, em Canaã dos Carajás, Pará, recebeu a licença de operação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) nesta sexta-feira, segundo documento publicado no site do órgão ambiental.

Trump convidou homem do petróleo para a Agência do Ambiente

Ator e ambientalista, Leonardo DiCaprio não gostou e pediu uma reunião com Donald Trump.

Otávio do Canto lançou o Livro “Mineração na Amazônia”

O evento de autógrafo aconteceu na UFPA e reuniu a comunidade acadêmica. O trabalho do professor foi originado da sua tese de doutorado, vencedora prêmio ANPPAS 2015.

Leilão bem-sucedido encoraja abertura do setor de petróleo... no México

O país pretende realizar um segundo leilão de petróleo em águas profundas, por volta de outubro do próximo ano, enquanto a estatal Petróleos Mexicanos (Pemex) deve buscar até 25 parcerias com companhias privadas ao longo dos próximos dois anos, disse em entrevista o ministro da Energia, Pedro Joaquín Coldwell.

Rede BrasilDAT completa cinco anos

A rede BrasilDAT completou, em setembro, cinco anos de operação, sob o comando exclusivo do Grupo de Eletricidade Atmosférica, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - ELAT / INPE.

Semana de Geofisica mobiliza estudantes da UFRJ

Tendo como tema Mineração foi realizada, de 28 de novembro a 2 de dezembro de 2016, a XVI Semana de Geofísica da UFRJ,  um dos eventos de extensão do Departamento de Geologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Marlim Sul terá nova sísmica até 2020

A Petrobras fará uma campanha sísmica no campo de Marlim Sul, na Bacia de Campos, entre 2018 e 2020. A atividade está pelo plano de desenvolvimento da área, cuja revisão foi aprovada pela ANP. A agência exigiu ainda que a companhia faça um novo levantamento na região de cinco em cinco anos, contados a partir do fim da primeira campanha.

Produtoras se preparam para o fim da era do petróleo

O chamado pico de demanda do petróleo é um cenário preocupante que produtores globais como a anglo-holandesa Royal Dutch Shell PLC e a estatal saudita Saudi Aramco estão discretamente começando a antecipar.

Faperj apoiará desenvolvimento de seis projetos subsea

A Faperj selecionou seis projetos de pesquisa e desenvolvimento subsea para receber financiamento entre R$ 250 mil e R$ 1 milhão como parte do programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico das Micro e Pequenas Empresas de Bens e Serviços do Segmento Submarino para o Setor de Óleo e Gás Instaladas no Estado do Rio de Janeiro (Rio-Subsea – 2016).

Maior tremor de terra registrado no RN completa 30 anos

Terremoto de magnitude 5.1 foi registrado na cidade de João Câmara, em 30 de novembro de 1986. Milhares de pessoas deixaram a cidade após desabamentos. Foram cerca de 3.000 abalos em 4 meses. 

Smithsonian lança aplicativo com história de erupções, sismos e emissões

O Programa Global de Vulcanismo (GVP) do Museu Nacional de História Natural Smithsonian, dos Estados Unidos, lançou no ciberespaço o aplicativo "Eruptions, Earthquakes & Emissions", uma animação didática  e detalhada, baseada na passagem do tempo, de erupções vulcânicas e terremotos desde 1960.

Óleo de xisto dos EUA se torna ameaça maior para Opep após guerra de preços

Em um canto da produtiva bacia de xisto de Bakken, em Dakota do Norte, petroleiras podem agora bombear petróleo em um custo quase tão baixo quanto aquele desfrutado pelos gigantes da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), Irã e Iraque.

Senado ouve especialista em exploração de gás não convencional

A exploração de gás natural de fontes não convencionais apresenta riscos ao meio ambiente, mas cada país precisa desenvolver boas práticas para tornar menores os impactos, disse na segunda-feira (28) o professor Joseph Figueiredo, do Bureau de Recursos Energéticos do Departamento de Estado dos Estados Unidos, convidado pela Comissão Senado do Futuro.

Seminário discute áreas de canga em Carajás

Mais de 400 participantes, entre professores, alunos e pesquisadores de diversas instituições, debateram formas de compatibilizar a conservação da biodiversidade com a atividade minerária na região

Fórum debate indústria de petróleo e gás

A Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Petróleo e Gás (ABPIP) e a Redepetro-BA apresentaram suas demandas ao secretário de petróleo, gás natural e combustíveis renováveis do Ministério de Minas e Energia (MME), Márcio Félix, ao secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Hereda, e o diretor da ANP, Waldir Barroso.

USP pesquisará como proteger Santos do aumento das ressacas

Nos próximos seis meses, pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) vão estudar as ações necessárias para minimizar os efeitos das ressacas que atingem a Ponta da Praia, em Santos. Isso será possível graças à assinatura de um aditivo no contrato que a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) mantém com a instituição de ensino.

Nova lei do pré-sal é publicada no Diário Oficial da União

A lei 13.365, que traz novas regras para exploração do petróleo no pré-sal e acaba com a participação obrigatória da Petrobras, foi publicada nesta quarta-feira, 30, no Diário Oficial da União (DOU).

Reparo em plataforma faz produção de petróleo cair

A produção de petróleo no Brasil em outubro foi de 2,624 milhões de barris por dia em outubro, 1,8% menor que em setembro, mas 9% maior que em outubro do ano passado, segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Total condiciona ida à 14ª Rodada à extensão de prazo de áreas já adquiridas

O presidente da francesa Total no Brasil, Maxime Rabilloud, afirmou que a participação da empresa nos próximos leilões de áreas exploratórias está condicionada à aprovação pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) da extensão do prazo exploratório de áreas adquiridas em licitações passadas.

Maior abertura a mineradores estrangeiros

O governo quer retirar duas restrições impostas pela ditadura militar ao desenvolvimento da mineração. Uma é a proibição a empresas estrangeiras de explorar minérios na faixa de fronteira.

Área de recarga do Aquífero Guarani pode estar contaminada

USP identifica contaminação em área de recarga do Aquífero Guarani em SP. Substâncias tóxicas estão no fundo de lagoa na zona leste de Ribeirão Preto. Em longo prazo, lixo depositado no local pode prejudicar reserva, diz DAEE.