compressao-roaming

Sercel melhora a versatilidade do sistema 508XT com novo “node” WTU-508

A Sercel anunciou o lançamento do “node X-Tech®” de alto desempenho, WTU-508, como uma extensão da sua gama de produtos 508XT de aquisição sísmica terrestre.

CNPE aprova nova política de Exploração e Produção do Brasil

Como parte integrante da nova Política de E&P brasileira, o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) aprovou, em reunião realizada em 8/6, a oferta permanente de áreas para exploração e produção. A medida se refere a áreas que já foram aprovadas pelo CNPE, ofertadas em licitações mas não arrematadas, e também às devolvidas pelas empresas à ANP.

Tecnologia desenvolvida por startup brasileira permite análise de campos de pré-sal

Residente da Incubadora de Empresas da COPPE tem acesso rochas de seis campos do pré-sal da Bacia de Santos para análise que auxilia a tomada de decisões das operadoras interessadas

PGS e TGS adquirem juntas dados multiclientes da Dolphin

A TGS anunciou que, em conjunto com a Petroleum Geo-Services ASA (PGS), concordou com os termos e condições principais para adquirir conjuntamente a maioria da biblioteca multi-cliente de dados geofísicos da Dolphin UK Ltd.

Um lado desconhecido de Charles Darwin: a paixão pelas rochas

Darwin teve contato com a geologia através do professor Henslow. Este mesmo professor indicou Darwin para ser o naturalista a bordo do H.M.S. Beagle. Ao iniciar a viagem, Darwin recebeu o livro "Princípios de geologia", escrito por Charles Lyell.

Solintec adquire laboratório de pesquisa da BakerHughes

A SOLINTEC, fornecedora brasileira de serviços de geologia integrados para E&P, fechou em setembro a compra de grande parte dos equipamentos do laboratório de pesquisa da BakerHughes no Parque Tecnológico da UFRJ.

Paradigm Technology Day – Rio de Janeiro

Será realizado em 27 de outubro no Rio de Janeiro o Paradigm Technology Day com o tema "Entendimento do subsolo através da integração de estudos de geociência avançada".

VOXI MVI Aplicado à Área de Pontes e Lacerda

Inversão do Vetor de Magnetização ajuda na identificação de estruturas em distrito de ouro no Brasil

Produção da Petrobras cresce 6,2% em maio com avanço do pré-sal

A produção de petróleo da Petrobras no Brasil atingiu 2,16 milhões de barris por dia em maio, alta de 2,33 por cento ante o mesmo mês do ano passado e de 6,16 por cento ante abril, informou a Petrobras.

Empresa de mineração de asteróides firma parceria com governo de Luxemburgo

A empresa Deep Space Industries, voltada para a coleta de recursos minerais de asteróides, anunciou hoje um memorando com o governo de Luxemburgo sobre a "exploração, uso e comercialização de recursos extraídos de objetos próximos da Terra [NEOs, na sigla em inglês], tais como asteróides".

Produção de petróleo e gás natural em abril

A Petrobras informa que sua produção total de petróleo e gás natural, em abril, foi de 2,69 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed), dos quais 2,50 milhões boed foram produzidos no Brasil e 190 mil boed no exterior.

Wilson Sons agencia navio de pesquisa oceanográfica

Embarcação alemã RV Meteor atracou no Rio de Janeiro pela primeira vez

Fase II de Peregrino entra em execução

Statoil e Sinochem preparam-se para iniciar a Fase II de desenvolvimento do Campo de Peregrino, na Bacia de Campos, com uma redução de 35% nos custos. Com a economia obtida, o break-even do projeto passou de cerca de US$ 70 por barril para menos de US$ 45 por barril.

PGS aperfeiçoa plataforma de navio sísmico da classe Titan

O terceiro de quatro navios sísmicos da classe Ramform Titan, o Ramform Tethys, foi batizado esta semana numa cerimônia no estaleiro da Mitsubishi Heavy Industries Shipbuilding em Nagasaki, Japão.

Cooperação técnica entre IBP e Ibama

Acordo com iniciativa privada investe cerca de R$ 20 milhões em projetos voltadas ao meio ambiente.

Statoil e Repsol anunciam transações em quatro países

Transações na Noruega, Reino Unido, Estados Unidos e Brasil aumentam o número de operações da Statoil em áreas prioritárias, proporcionando maior controle do desenvolvimento de ativos e custos através de eficiência compartilhada.

Petrobras nega interesse em vender parte do Campo de Libra

Petrobras confirma que está estudando oportunidades de desinvestimentos em suas diversas áreas de atuaçã, porém não está considerando, neste momento, a venda de participação na área de Libra.

Energia eficiente produzida pela gravidade

O arquiteto holandês Janjaap Ruijssenaars desenvolveu uma técnica para gerar energia de forma sustentável em residências. O mecanismo, por meio do qual a energia é liberada pelo perpétuo desequilíbrio de um peso, oferece alternativa às tecnologias solar e eólica. A técnica está esperando patente.

Produção de petróleo e gás natural em outubro

A Petrobras informa que sua produção média de petróleo e gás natural, em outubro, no Brasil e no exterior, atingiu 2,76 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed), volume 1,6% acima do registrado em setembro, que foi de 2,72 milhões boed.

Observatório Magnético de Vassouras comemora 100 anos

De 9 a 11 de novembro, moradores e visitantes poderão participar das diversas atividades no município fluminense.

Produção do pré-sal triplica em 30 meses

Em almoço-palestra, diretora de Exploração e Produção, Solange Guedes, apresentou os destaques da companhia na exploração em águas ultraprofundas

CGG começa aquisição multiclientes na Bacia de Barreirinhas

A CGG anunciou que recebeu todas as licenças necessárias para começar, no início de novembro, a primeira campanha de aquisição sísmica regional em banda larga da Bacia de Barreirinhas, na Margem Equatorial.

CGG e Landmark anunciam colaboração tecnológica

A CGG, fornecedora global de tecnologia integrada de Geociências, e a Landmark, subsidiária da Halliburton para o desenvolvimento de software para a indústria de óleo e gás "upstream", anunciaram esta semana em Houston (EUA), uma colaboração tecnológica em Geociências.

Georadar inicia sísmica multicliente na Bacia do Recôncavo

A Georadar iniciou no domingo (18/10) a coleta dos primeiros registros de aquisição de dados sísmicos não exclusivos na Bacia do Recôncavo, após a emissão do licenciamento ambiental, pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia.

Crise do petróleo faz país deixar de gerar renda de R$62 bi

De acordo com o estudo apresentado pelo Grupo de Economia da Energia (GEE) da UFRJ, a queda no preço do petróleo fez que com que as principais petroleiras revissem seus investimentos no Brasil.