Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

cprm mapa tectonico america do sul

A nova versão do Mapa Tectônico da América do Sul estará disponível ao público a partir da próxima terça-feira (27/3), quando pesquisadores envolvidos com a elaboração do mapa, irão se reunir no Rio de Janeiro para apresentar essa iniciativa, coordenada pela Comissão do Mapa Geológico do Mundo (Commission of the Geological Map of the World - CGMW).

O Mapa em SIG (Sistema de Informações Geográficas) apresenta informações geológicas, geocronológicas e geofísicas, além de outros temas relevantes, que permitem conhecer, em ambiente digital,  a idade, formação das rochas e sedimentos do continente Sul Americano e das áreas oceânicas adjacentes.

“Na área ocupada pela cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, o SIG nos indica que as rochas foram formadas entre 700 milhões e 540 milhões de anos atrás e que a atual ‘calmaria’ geológica esconde um passado de turbulências com prováveis terremotos, altas cadeias de montanhas e oceanos que foram totalmente fechados e extintos”, explica a pesquisadora em Geociências Lêda Maria Fraga, do Serviço Geológico do Brasil (CPRM).

A novidade em relação ao mapa anterior de 2015, é que o SIG permite maior interatividade por meio  de um banco de dados em formato digital que conta com informações de cerca de oito mil polígonos. Também será possível baixar o mapa em celulares ou tablets.

Histórico

A decisão de preparar uma nova edição do Mapa Tectônico da América do Sul na escala de 1: 5 000 000, em formato digital, utilizando a tecnologia SIG, foi aprovado pela Assembleia Geral da Comissão do Mapa Geológico do Mundo (CGMW), realizada em Paris em 2002. O trabalho começou em 2004 e durante mais de uma década contou com a colaboração de dezenas de pesquisadores, principalmente do Brasil e da Argentina.

Serviço

Evento: Lançamento da nova versão do Mapa Tectônico da América do Sul

Local:   Avenida Pasteur 404 – Urca - Rio de Janeiro

Programação:

14h - 14h20 - Abertura, pronunciamento dos representantes da CPRM e do SEGEMAR

14h20 - 14h40 - O Mapa Tectônico da América do Sul - Histórico do conhecimento e relevância no cenário global das Geociências - Carlos Schobbenhaus (CPRM)

14h40 - 15h - O papel fundamental dos Serviços Geológicos do Brasil e da Argentina e a contribuição de outros serviços geológicos e do meio científico-acadêmico - Lêda Maria Fraga (CPRM) e Inácio de Medeiros Delgado

15h - 15h20 - Uma legenda unificada para contar a história da evolução tectônica do Continente sul-americano - o grande desafio - Umberto Cordani (USP) e Victor Ramos (Universidade de Buenos Aires) coordenadores continentais

15h20 - 15h40 - Apresentação do SIG do Mapa Tectônico da América do Sul - Lêda Maria Fraga (CPRM) e Umberto Cordani (USP)

15h40 - 16h – Encerramento

Serviço Geológico do Brasil - CPRM