Novo tremor na dorsal meso-oceânica em 04/01/2018

Quinta-feira, dia 04/01, às 22:45, ocorreu um novo tremor na dorsal meso-oceânica, desta vez de magnitude 4.9. 

Novo tremor de terra em Caruaru-PE em 17/12/2017

Domingo, dia 17/12, às 16:48 UTC (13:48, hora local), ocorreu um novo tremor em Caruaru, de magnitude preliminar 2.7.

ENEM 2017 - Prof. Marcelo Rocha responde questão sobre sismologia

Caiu uma questão sobre sismologia no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2017! 

Mato Grosso do Sul teve 5 terremotos de janeiro até hoje

Nos últimos 12 anos, Estado registrou 16 tremores de terra naturais

Forte Terremoto atinge o Equador

Um terremoto de magnitude 7,8 na escala Richter arrasou na noite de sábado grande parte do Equador, causando uma tragédia de dimensões ainda imprevisíveis. 

Centro de Sismologia da USP confirma tremor de terra em Herculândia

Tremor atingiu magnitude de 3,1 e assustou moradores na região de Tupã.

Agreste pernambucano volta a sentir tremores de terra

Epicentro dos abalos continua entre os municípios de São Caetano e Caruaru, no Agreste Pernambucano.

Laboratório de sismologia investiga tremores de terra no Ceará

O epicentro se localiza entre as áreas de Saco do Juazeiro e Passarinhos. Além de rachaduras nas paredes de algumas residências, não há registro de danos maiores.

Análise do solo pode ajudar a prever impacto dos terremotos

A análise do comportamento do solo e as provas deixadas por tremores anteriores podem contribuir para prever a baixo custo a incidência de terremotos nos países em desenvolvimento que carecem de sistemas de vigilância sísmica, segundo um estudo divulgado nesta terça-feira (16/06) na Austrália.

Serviço Sismológico Nacional entra em operação

Financiada pela Petrobras, a Rede Sismográfica Brasileira completa primeira etapa com 80 estações espalhadas pelo território nacional.

Cientista perfura falha geológica prestes a causar terremoto

A falha Alpina é a mais perigosa falha geológica da Nova Zelândia e uma das mais perigosas do mundo. Estudos indicam que ela pode entrar em atividade a cada 300 anos e produzir um terremoto de magnitude até 8.

Rede Sismográfica detecta desastre em Itabirito (MG)

O deslizamento de terra ocorrido com o rompimento da barragem de rejeitos da Mineração Herculano no município de Itabirito, MG, gerou vibrações na forma de ondas de superfície que foram registradas em toda a Rede Sismográfica do Brasil.

Montes Claros registra novo tremor, UNB divulga estudo

Abalo registrado no fim da noite de segunda atingiu 3.0 na escala Richter. Bombeiros receberam pelo menos 100 chamados. Observatório Sismológico da Universidade de Brasília explica que atividade sísmica na cidade não é incomum

UFRN registra terremoto no Chile

Desde 15/03 de 2014 a região próxima a Iquique, no Chile vem sendo palco de intensa atividade sísmica que culminou com o tremor de magnitude 8.2 que ocorreu ontem (1º/4)  às 23:46 UTC.

Rede Brasileira detecta terremoto no Chile de magnitude 8.2

O Centro de Sismologia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas - IAG-USP divulgou um relatório sobre a sequência de terremotos que atingiu o norte do Chile em março-abril de 2014. A atividade sísmica foi detectada pela Rede Sismográfica Brasileira.

Rede BRASIS detecta primeiro sismo no Brasil automaticamente

A Rede Sismográfica Brasileira comemorou o primeiro evento sísmico com epicentro no Brasil que foi detectado e localizado automaticamente.

Arquipélago de São Pedro e São Paulo registra terremoto na Meso

Arquipélago de S. Pedro e S. Paulo registra terremoto na Meso

Um terremoto de magnitude 4.9 ocorreu a aproximadamente 250 km a Este do Arquipélago de São Pedro e São Paulo (ASPSP), 775 km a Nordeste de Fernando de Noronha e a 1150 km Nordeste de Natal em 03 de abril de 2013.  

Falha geológica é causa dos tremores Montes Claros, diz estudo

Falha geológica é causa dos tremores Montes Claros, diz estudo

Uma fratura geológica de orientação  NNW-SSE e movimentação inversa devido a tensões compressivas que atuam na parte central do craton do São Francisco. Esta é a causa dos tremores de terra sentidos em Montes Claros (MG) há anos, de acordo com estudo assinado pelo Centro de Sismologia da USP e pelo Observatório Sismológico da UnB.

Montes Claros terá núcleo de sismologia

Montes Claros terá núcleo de sismologia

Objetivo é analisar abalos na região. Estudo sugere reforço em estrutura de residências

UFRN registra novos tremores em Parazinho

UFRN registra novos tremores em Parazinho

O Laboratório de Sismologia (LabSis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio da Estação de Riachuelo (RCBR), registrou na manhã do 26/12, às 4h30 (hora local) um novo tremor na região de Parazinho, distante 116 km da capital, desta vez atingindo a magnitude 2.2.

Terremoto de 4.7 graus é sentido em Porto Velho e interior de Rondônia

Terremoto de 4.7 graus é sentido em Porto Velho e interior de Rondônia

Um terremoto de 4,7 graus na escala Richter atingiu na noite deste domingo o estado de Rondônia, no Norte do Brasil. A informação foi confirmada pelo Serviço Geológico dos EUA (USGS).

UFRN registra tremor de terra em Pedra Preta

UFRN registra tremor de terra em Pedra Preta

O Laboratório de Sismologia da UFRN (LabSis/UFRN) registrou um tremor de terra de 2.6 pontos na escala Richter em Pedra Preta, a aproximadamente 120 km de Natal, na manhã de ontem (18), por volta das 10h30.

UFRN registra tremor em João Câmara

UFRN registra tremor em João Câmara

O Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte registrou, na noite da última sexta-feira (16), um tremor de magnitude 2.8 na Escala Richter, em João Câmara.

O Sismo de l'Aquila: Ciência e Sociedade

O Sismo de l'Aquila: Ciência e Sociedade

Os investigadores do Instituto Dom Luiz (IDL), da Universidade de Lisboa, receberam com preocupação o desenlace do julgamento sobre o sismo de Aquila onde seis colegas cientistas foram condenados por homicídio involuntário.

Todos os terremotos desde 1898

Todos os terremotos desde 1898

Quando se trata de visualizar terremotos, mapas são sempre úteis — especialmente para saber onde eles ocorrem. Mas e quanto à dimensão temporal?