compressao-roaming

Pesquisadores elaboram novo mapa de ameaça sísmica do Brasil

Pesquisadores do IAG-USP, em colaboração com colegas da Unesp, campus de Rio Claro, da UFRN, da UnB, do ON e da FGV, do Rio de Janeiro, estão elaborando um novo mapa de ameaça sísmica do Brasil.

Por que o Brasil não está livre de terremotos?

Engana-se quem pensa que não há tremores de terra no Brasil. Só em 2016 foram registrados mais de 200 abalos sísmicos. Porém, você já se perguntou por que o nosso país não está livre de terremotos? O prof. Dr. Marcelo Assumpção do Centro de Sismologia - USP responde a esta pergunta no vídeo. 

Tremor de terra registrado no Baixo São Francisco, em Sergipe

Laboratório de Sismologia da UFRN confirma abalo de magnitude 3.0. Não é a primeira vez que o fenômeno ocorre na região.

Monitoramento sismográfico é tema de debate no 48º CBG

O 48º Congresso Brasileiro de Geologia foi momento de discussão e apresentação de dados sobre a rede sismográfica brasileira e a intensificação do monitoramento sismográfico no Centro-Norte do Brasil.

Terremoto na Itália registrado por estações sismológicas no Brasil

As estações de monitoramento da Rede Sismográfica do Brasil (RSBR) detectaram o terremoto que atingiu a região central da Itália na madrugada desta quarta-feira (24/8). Os tremores foram registrados por 54 estações, das 87 que monitoram atividades sísmicas no território brasileiro.

Novo sismo no Equador de magnitude 6,8

Um sismo de magnitude 6,8 na escala de Richter sacudiu em 18/05 o Equador, um mês depois de um abalo de 7,8 que causou a morte a centenas de pessoas no mesmo país americano.

Intensa atividade sísmica em Uruoca-CE em 25/10/2015

Na madrugada de domingo, 25/10, vários tremores foram sentidos no município de Uruoca-CE, principalmente na zona rural. A informação foi coletada por Francisco Brandão, da Defesa Civil do Ceará. O epicentro preliminar está localizado a aproximadamente 7 km a NNE da cidade de Uruoca.

Tsunami atingiu a costa brasileira no século XVIII

Estima-se que 30 mil habitantes morreram após terremoto e tsunami em Portugal. No Brasil, onda pode ter chegado com altura que varia de 2 a 6 metros.

Terra treme em cidades do RN; pessoas relatam momentos de medo

O Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte(LabSis/UFRN) registrou um tremor de terra na manhã de domingo (20/09) na região da Baixa Verde, ao Norte do estado.

LabSis confirma ocorrência de novos tremores em Caruaru (PE)

O Laboratório de Sismologia da Univerisade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN) confirmou a ocorrência de dois tremores de terra na noite dessa quarta-feira (4) em Caruaru, no Agreste de Pernambuco.

Quatro municípios do Ceará registram tremores de terra

 

Tremores foram registrados em Sobral (SBBR), Morrinhos (NBMO) e Paramoti (PABR).Senador Sá, no Ceará. Região Nordeste do Ceará é uma das mais suscetíveis a tremores de terra.

Grupo de Neotectônica da UFPR lança sítio virtual

A missão do Grupo de Pesquisas de Neotectônica da Universidade Federal do Paraná é desenvolver e apoiar pesquisas científicas e disseminar conhecimento sobre eventos tectônicos recentes e neotectônicos na evolução geológica e geomorfológica da região sul do Brasil. 

Mais 10 tremores atingem o RN durante a noite

240 abalos foram registrados em uma semana em Pedra Preta. Segundo o Laboratório Sismológico da UFRN, maior tremor desta quinta-feira (31) foi de magnitude 3,5.

Nova área sísmica no Rio Grande do Norte

Nova área sísmica no Rio Grande do Norte

Um sismo de magnitude 2.2 ocorreu no domingo, 16/06, às 15:11 UTC (12:11 hora local), em uma nova área sísmica no Rio Grande do Norte. O epicentro desse evento foi localizado no município de Açu, no limite com os municípios de Paraú e Upanema.

Terremoto em Oklahoma pode ter sido causado pelo homem

Terremoto em Oklahoma pode ter sido causado pelo homem

Estudo concluiu que tremor ocorrido em 2011 no estado norte-americano de Oklahoma tem relação com a extração de petróleo e gás do subsolo da região.

Novo tremor na Cadeia Meso-Oceânica

Novo tremor na Cadeia Meso-Oceânica 

Mais um terremoto sacodiu a Cordilheira Meso-Oceânica no dia 06/10/2012, às 03:40 UTC.

Previsão de terremotos será mais eficaz

Previsão de terremotos será mais eficaz

Uma equipe de investigação russo-britânica está tentando criar um sistema de satélite especial, o TwinSat, que será capaz de reconhecer até os mais precoces sinais precursores de catástrofes naturais.

Estação sismográfica será reativada no MS

Estação sismográfica será reativada no MS

"A região de Porto dos Gaúchos é uma das mais importantes, senão a mais importante Zona Sísmica do Brasil". Essa é a opinião do professor doutor Lucas Vieira Barros, chefe do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), cuja tese de doutorado foi justamente sobre a região. 

Norte do Ceará registra novo tremor de terra

Norte do Ceará registra novo tremor de terra

Um abalo de 2,5 graus, em de 17 passado, foi o primeiro registrado no município de Barroquinha, localizado na região Norte do Estado do Ceará.

Terremoto provocou tsunami raro de fusão de duas ondas

Terremoto provocou tsunami raro de fusão de duas ondas

O forte terremoto de março nas costas do Japão provocou um raro "tsunami de fusão", no qual duas ondas se combinaram ampliaram a destruição depois de tocar a terra, segundo a Nasa. Pela primeira vez, os satélites radar dos Estados Unidos e da Europa captaram imagens de duas ondas em fusão que passaram a formar uma "onda única, de altura dobrada em alto mar", o que confirma a existência de um processo que foi uma hipótese por muito tempo.

Estudo: ciclones tropicais favorecem ocorrência de terremotos

Estudo: ciclones tropicais favorecem ocorrência de terremotos

Cientistas americanos disseram nesta quinta-feira que fortes chuvas e deslizamentos de terra podem desencadear terremotos, após terem encontrado evidências de que os ciclones tropicais no Haiti e em Taiwan foram seguidos de terremotos.

Estudos apontam possível fenda geológica no CE

Estudos apontam possível fenda geológica no CE

Tremores de terra de pequena intensidade continuam sendo registrados na Zona Norte do Estado

Tremor de terra na Argentina é sentido no PR e em GO

Tremor de terra na Argentina é sentido no PR e em GO

Abalo sísmico foi registrado no Norte da Argentina às 11h desta sexta (2). Moradores de Cascavel e Maringá (PR) e de Goiânia (GO) sentiram tremor.

Concluída aquisição sísmica 3D na Namíbia

Concluída aquisição sísmica 3D na Namíbia

 

A HRT anunciou no último dia 19 de julho a conclusão da aquisição sísmica 3D em 5.278 km2 nos blocos offshore 2112B e 2212A da HRT na Bacia de Walvis.

Rede vai monitorar tremores no Brasil

Rede vai monitorar tremores no Brasil

 

São 67 as estações planejadas, das quais 20 serão de responsabilidade da USP, 20 da UnB (Universidade de Brasília), 15 da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) e 12 do ON (Observatório Nacional).