compressao-roaming
Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

ufrj 16 semana geofisica 2016 visita mina 

Tendo como tema Mineração foi realizada, de 28 de novembro a 2 de dezembro de 2016, a XVI Semana de Geofísica da UFRJ, um dos eventos de extensão do Departamento de Geologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A XVI Semana teve coordenação dos professores Gleide Dias e Marco Braga, da UFRJ, e contou com a organização das alunas Elaine Neri e Ana Letícia. 

ufrj 16 semana geofisica 2016 gleide organizadores

Alunos de graduação e pós-graduação de todo o Brasil das áreas da Geologia, Geofísica e afins, além do público em geral puderam participar de palestras, mini-cursos e visita técnicas. As palestras foram ministradas por professores, pesquisadores e profissionais de empresas de Geofísica conforme a tabela abaixo.

ufrj 2016 16 semana geofisica

O Dr. Cantidiano Freitas, da Companhia Vale do Rio Doce, tratou do assunto “Geofísica Aplicada a Mineração com uso de Magnetometria". Por sua vez, o Dr. Jorge Hildenbrand, da Sociedade Brasileira de Geofísica abordou em sua palestra o tema "Aplicação e Evolução das Tecnologias em 60 Anos". 

ufrj 16 semana geofisica 2016 palestra cantidiano vale

Os mini-cursos também enriqueceram a XVI Semana, entre eles o de "Processamento de Dados Sísmicos" ministrado pela Ma. Eliene Silva da COPPE-UFRJ.  

ufrj 16 semana geofisica 2016 minicurso

As visitas técnicas foram um dos pontos altos do evento. Foram realizadas visitas ao Centro de Pesquisas (CENPES) da Petrobrás, à Mineradora Tamoio e ao Pool de Equipamentos Geofísicos do Observatório Nacional.  

ufrj 16 semana geofisica 2016 visita cenpes petro

Durante o evento, foram sorteados mochilas e livros de Geofísica para os participantes.  

ufrj 16 semana geofisica 2016 jorge sbgf e aluno

Para se inscrever, os participantes doaram latas de leite NAN, que serão entregues a um orfanato. 

ufrj 16 semana geofisica 2016 doacoes leite

"Esperamos que através desse evento possamos contribuir para o desenvolvimento da pesquisa e o ensino em Geofísica bem como suas aplicações", afirmou Eliene Silva, da Coppe-UFRJ.acrescentando: "Gostaríamos de agradecer a todos os colaboradores que tornaram essa semana um sucesso, em especial à Sociedade Brasileira de Geofísica que vem por muitos anos incentivando a realização das semanas em todo o Brasil, além do diretor do Departamento de Geologia da UFRJ, o Prof. Dr. Ismar S. Carvalho, pelo seu apoio à implementação e execução do evento”.

Geofísica Brasil

Comente este artigo


Código de segurança
Atualizar