Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

foguetes grupo uerj globonews

O Grupo de Foguetes do Rio de Janeiro (GFRJ) é uma criação dos estudantes da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) sem nenhum apoio do governo ou mesmo da faculdade como instituição. O Grupo fundado em 2016 conta com 35 alunos dos cursos de engenharia, física, ciência da computação e pedagogia, que estão construindo o Atom, foguete de 3 metros de altura, projetado para atingir uma distância de 3 quilômetros.

O grupo informa que embarcará em junho para a maior conferência e competição intercolegial de engenharia aeroespacial do planeta: a Spaceport America Cup, que ocorrerá no Novo México, nos Estados Unidos!

"Lá, lançaremos o foguete ATOM, que desenvolvemos para atingir 10.000 pés (aproximadamente 3 mil metros) de altitude e, com ele, levaremos a bandeira da UERJ, do Rio de Janeiro e do Brasil," informa em sua página do Facebook.

"Não desistimos quando o nosso estado passou pela maior crise de sua história, quando a nossa universidade ficou quase um ano parada com salários atrasados e sem infraestrutura. Disseram que era loucura, difícil demais, arriscado demais e até mesmo impossível, e por isso mesmo nós aceitamos essa missão!".

Dentro do foguete, os alunos colocarão um pequeno modelo de satélite para terem acesso aos dados de voo, detectar raios cósmicos, verificar temperatura, velocidade, pressão para o grupo acompanhar durante o voo. Um dos envolvidos no projeto é coordenador nacional da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), o professor Dr. João Canalle, da UERJ.

O evento Spaceport America Cup ocorrerá em junho de 2018 e a equipe do Grupo de Foguetes precisa de pelo menos R$ 15 mil para custear inscrições do evento, passagens aéreas, hospedagem, alimentação e translado nos Estados Unidos.

Para saber mais e colaborar na vaquinha acesse aqui.  A campanha e se encerra em 08 de junho de 2018.

Veja também aqui a reportagem sobre grupo feita pela TV GloboNews.

foguetes grupo logo.png