Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

inct gp livro lourenildo

Conceitos de Análise Espectral de Sinais em Geofísica. Este é o título do livro de autoria do Prof. Dr. Lourenildo W. Barbosa Leite (UFPA), publicado no início deste ano pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Geofísica do Petróleo (INCT-GP).

O livro é destinado a estudantes, professores e pesquisadores das áreas de geociências que utilizam análise de sinais, e inclui 12 capítulos e 10 apêndices, apresentando os princípios teóricos e fundamentos utilizados na análise de sinais analógico-digitais nos domínios tempo-espaço e nos respectivos domínios espectrais.

Ao final dos capítulos, há um resumo da teoria e métodos, além de exercícios téoricos computacionais.

"O texto e as ilustrações, assim como os exemplos numéricos apresentados refletem a vasta experiência acadêmica do autor, iniciada na pós-graduação em geofísica nos EUA e continuada como professor e pesquisador do Instituto de Geociências e do Programa de Pós-gradução em Geofísica da UFPA, ao longo dos últimos 10 anos", escreveu o Prof. Dr. Milton José Porsani, coordenador do INCT-GP, na apresentação do livro.

inct gp ufpa lourenildo

Quer ganhar um exemplar do livro? Clique aqui.

Graduado em Geologia pela Universidade Federal de Pernambuco, e com Mestrado e Doutorado em Geofísica pela Saint Louis University, Missouri, USA. Professor Aposentado como Associado IV do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Pará. Atuou no Curso de Graduação em Geofísica, no Curso de Graduação em Geologia, e no Programa de Pós-graduação em Geofísica da UFPA. Desenvolveu principalmente na sísmica com ênfase na modelagem, no processamento, no imageamento e na inversão de dados voltados a exploração de óleo e gás.

Assista aqui o video com a entrevista exclusiva do Prof. Lourenildo

Este é o terceiro livro publicado pelo INCT-GP, que teve início em 2008 e é um dos 122 projetos criados pleo CNPq , como parte do Programa Institutos nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT. O INCT-GP reúne professores e pesquisadores de 5 universidades brasileiras (UFBA, UFPA, UFRN, Unicamp e UENF) que atuam na pesquisa e formação de RHs nas áreas de geofísioca, geologia, e engenharias aplicadas à exploração de petróleo e aos estudos de reservatórios.

A iniciativa teve apoio financeiro da UFPA, do Ministério de Ciência e Tecnologia, Finep, CNPq, Capes e ANP.

Geofísica Brasil

Comente este artigo


Código de segurança
Atualizar