compressao-roaming
Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

mapa geologico foto

Quando passamos pelo campo ou contemplamos uma montanha temos a sensação de que a paisagem que nos rodeia é imutável. Mas, é realmente assim?

Vivemos num planeta vivo, que ao longo de milhões de anos se foi transformando. E continua a fazê-lo. E o que assoma na superfície é apenas uma pequena parte do que esconde. Debaixo dos nossos pés, há uma grande variedade de materiais geológicos: rochas, sedimentos, minerais. A sua presença, constituição, características e disposição é o que os geólogos estudam. E a sua representação gráfica é conhecida como Mapa Geológico.

O Mapa Geológico mostra quais materiais afloram na superfície e como se dispõem cada um destes elementos em profundidade. Ou seja, o mapa é uma representação da arquitetura geológica do solo e do subsolo. Uma informação vital que nos permite aproveitar recursos minerais, como os metais, e fontes de energia como o carvão e o petróleo. Localizar água potável nos aquíferos ou usar a energia geotérmica. Os mapas geológicos são também muito importantes para orientar as atividades agrícolas.

Mas não é só isso.

Veja o video MAPA GEOLOGICO Desenhando a pele da Terra produzido pelo Instituto Geológico Y Minero de España.

Youtube - Canal Paleoceno

Comentários   

josé pina
#1 josé pina 12-09-2016 08:40
prezados,
saudações!
Esse é um excelente e pedagógico material. Sou professor de cartografia geológica e desde que o assisti, tenho utilizado em minhas atividades pedagógicas nas disciplinas chamadas Geologias Introdutórias, que ministro para graduandos de geologia, geofísica e licenciatura em ciências naturais, durante as quais trabalho os conceitos veiculados, tanto no vídeo quanto no próprio texto. Os resultados são promissores.
Abs
Citar

Comente este artigo


Código de segurança
Atualizar