Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

mapa geologico foto

Quando passamos pelo campo ou contemplamos uma montanha temos a sensação de que a paisagem que nos rodeia é imutável. Mas, é realmente assim?

Vivemos num planeta vivo, que ao longo de milhões de anos se foi transformando. E continua a fazê-lo. E o que assoma na superfície é apenas uma pequena parte do que esconde. Debaixo dos nossos pés, há uma grande variedade de materiais geológicos: rochas, sedimentos, minerais. A sua presença, constituição, características e disposição é o que os geólogos estudam. E a sua representação gráfica é conhecida como Mapa Geológico.

O Mapa Geológico mostra quais materiais afloram na superfície e como se dispõem cada um destes elementos em profundidade. Ou seja, o mapa é uma representação da arquitetura geológica do solo e do subsolo. Uma informação vital que nos permite aproveitar recursos minerais, como os metais, e fontes de energia como o carvão e o petróleo. Localizar água potável nos aquíferos ou usar a energia geotérmica. Os mapas geológicos são também muito importantes para orientar as atividades agrícolas.

Mas não é só isso.

Veja o video MAPA GEOLOGICO Desenhando a pele da Terra produzido pelo Instituto Geológico Y Minero de España.

Youtube - Canal Paleoceno