Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

USP lança vídeo-aulas com introdução à Geofísica

Por iniciativa da Universidade de São Paulo (USP),  que lançou o serviço denominado de e-Aulas, o Prof. Eder Cassola Molina, do IAG/USP (Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo), participou da produção de 14 vídeo-aulas, contendo a Ementa do Curso de Licenciatura em Ciências da USP.

Os vídeos realizados em parceria com a Univesp TV estão hospedados no site do e-Aulas e tem como objetivo fornecer noções básicas sobre os métodos geofísicos que levaram ao conhecimento da estrutura da Terra em pequena e larga escala, explicando os fenômenos observados, as aplicações e as limitações de cada método, e como as diferentes informações geofísicas podem ser utilizadas para a busca de recursos minerais, estudo do interior terrestre e mitigação de efeitos de fenômenos naturais que podem trazer prejuízos ao ser humano.

O serviço de e-Aulas da USP visa a disseminação do conhecimento, permitindo que professores disponibilizem suas vídeo aulas, e que alunos acessem vídeo aulas de diversas disciplinas da USP. O projeto também é aberto ao público

O Prof. Eder Molina, ressalta que a Geofísica é uma área importante e atual, que aparece com certa frequência na mídia, mas não é muito conhecida.

"A Geofísica é a ciência que estuda a estrutura, a composição, as propriedades físicas e a evolução e dinâmica da Terra, utilizando métodos físicos (geofísicos)", define Molina, em sua aula de introdução, acrescentando que "o geofísico mede grandezas físicas, e por meio de tratamento matemático, físico e computacional, aliado ao conhecimento geológico, infere a estrutura e os mecanismos dinâmicos que agem na Terra, no (tempo) presente e/ou que atuaram no passado, formando e modificando o planeta como um todo ou uma região específica."

Disciplina: Geofísica

Ementa

1- Introdução.

2- O movimento da Terra e as informações que eles trazem sobre a distribuição de massa no planeta.

3- O campo de gravidade terrestre. Caracterização e usos das variações dos elementos do campo de gravidade para a investigação da distribuição de densidade no interior terrestre.

4- A sismologia e o interior terrestre. Deformação e fratura das rochas. Falhas. Ondas mecânicas. Elasticidade. Terremotos: causas e efeitos.

5- A estrutura interna da Terra delineada pelos métodos sísmicos. Investigação geofísica utilizando métodos sísmicos. Exploração de minerais e hidrocarbonetos.

6- O campo magnético terrestre. Características observáveis. Variações dos elementos do campo magnético terrestre. Propriedades magnéticas de minerais e rochas. O paleomagnetismo e suas aplicações.

7- Deriva continental: primeiros argumentos e modelos. Observações não explicadas pelos modelos geológicos vigentes na época. Descobertas geológicas e geofísicas que levaram à retomada da idéia de mobilidade dos continentes.

8- O surgimento da tectônica de placas. A investigação do assoalho oceânico: observações geológicas e geofísicas. O fluxo de calor terrestre. As observações paleomagnéticas. A distribuição de terremotos. Vulcanismo recente na superfície terrestre. A idade do assoalho oceânico.

9- A delimitação das placas litosféricas. Mecanismos possíveis para a movimentação das placas. Caracterização das bordas de placa.

10- A composição química e mineralógica do interior terrestre: vínculos
fornecidos por estudos geológicos e geofísicos.

11- A importância econômica e social da Geofísica. Métodos geofísicos de exploração. Métodos sísmicos, magnéticos, gravimétricos, elétricos e radiométricos. Instrumentação geofísica. Aplicações na prospecção de recursos minerais, energéticos e hídricos. Aplicações na defesa civil.

Objetivo

Fornecer aos estudantes noções básicas sobre os métodos geofísicos que levaram ao conhecimento da estrutura da Terra em pequena e larga escala, explicando os fenômenos observados, as aplicações e as limitações de cada método, e como as diferentes informações geofísicas podem ser utilizadas para a busca de recursos minerais, estudo do interior terrestre e mitigação de efeitos de fenômenos naturais que podem trazer prejuízos ao ser humano.

1- Introdução à Geofísica

2 - Geofísica

 

3 - Gravimetria

4- Sismologia

5 - Sismicidade